Em abril do mesmo ano, chegou a [[Quinto Center]] o dr. Alron Teleke, o novo cientista. Ele é um ávido apaixonado por flutuação no vácuo e está praticando este passatempo no lado externo da lua, quando a nave correio SUCHIMI anunciou que trazia uma mensagem de [[Atlan]] da [[Gonozal]] para ele. De repente, a posição de defesa TF-19 abriu fogo com os canhões conversores. A SUCHIMI foi quase destruída, apenas um tripulante sobreviveu: o mutante Ivan Ivanovitch Goratchim, que atua como mensageiro de Atlan. O general Roman Brielle, chefe de segurança de [[Quinto Center]], e o almirante Helbrun Grant, comandante da estação, acionam o alarme total.

Uma investigação revela que a major Rando Wrighley, considerado absolutamente confiável, comandante do forte TF-19 e amigo do Dr. Teleke abriu fogo sem nenhuma razão aparente e, em seguida, cometeu suicídio com seu radiador de impulsos. Aldo Green, um técnico, obviamente só pode interromper o fornecimento de energia das armas de fogo a tempo de salvar pelo menos Goratchim.

O major Kitachi, representante de Brielle, informa ao Dr. Teleke que a [[USO]] foi informado pela defesa sobre a possibilidade de que um agente estrangeiro pode ter sido introduzido em [[Quinto Center]], e cunha para ele o nome de “agente fantasma”. Teleke visita o técnico Aldo Green, que tem um comportamento estranho, mas não pode trazer nenhum novo conhecimento útil. Então ele conhece Goratchim. Enquanto eles conversam, Aldo Green entra e atira no mutante. Seu campo defensivo salva sua vida e Teleke atira no técnico com seu radiador de agulhas em autodefesa. O agente era Green? Mas isto não se encaixa no suicídio claramente identificado do major Wrighley.

Para se acalmar, o dr. Teleke sai para praticar o seu hobby, a flutuação no vácuo. Ele descobriu sobre a superfície uma peculiar lareira cheia de cristais brilhantes esverdeados, o que ele quer ver mais detalhadamente. No momento seguinte, ele notou um perseguidor. Este é o general Brielle. O general Brielle afirma que o dr. Teleke é um espião, e o ameaça com um radiador. Teleke tenta desesperadamente salvar a sua vida. Um pontapé destrói o visor do capacete de Brielle e ele morre em descompressão. O dr. Teleke vivencia estes eventos apenas parcialmente e se esquece logo em seguida, também que ele escondeu o corpo de Brielle e colocou seu psicorrastreador no bolso. No voo de regresso o combustível do dr. Teleke acaba. Com suas últimas forças, ele chega ao seu flutuador de vácuo, mas entra em colapso por falta de oxigênio.

O dr. Teleke acorda no dia seguinte em uma estação médica, onde um médico chamado de dr. Kreiski trata dele. Mas ele não sofreu sequelas e é liberado. Em seguida, ele descobre que deve se relatar ao general Brielle, mas quando ele visita seu escritório, o dr. Teleke ouve que o general está desaparecido desde a noite passada. Ele vai para o seu quarto para descansar, e começa a ter sonhos muito estranhos, em que ele tem que saltar. O dr. Teleke acorda e percebe que está em frente a um poço antigravitacional estragado. Então ele ouve passos no corredor e segue um estranho, mas o tiro de um raio quase o acerta. O homem desconhecido foge, e o dr. Teleke é preso pelo serviço de segurança. Através da intermediação de Goratchim ele é novamente liberado.

O mutante dispara um alarme porque Brielle ainda está desaparecido. Uma grande operação de busca não é bem-sucedida, mas se descobre que Brielle visitou recentemente o físico dr. Heister. Em seguida, verifica-se que Brielle pegou emprestado um equipamento flutuador de vácuo. O dr. Teleke e Goratchim também obtêm o equipamento adequado, quando o dr. Teleke descobre que o Dr. Kreiski o proibiu de flutuar no vácuo novamente sem uma investigação. Goratchim pode impor a revogação da proibição, mas ele fica muito surpreso ao saber que, aparentemente, o dr. Teleke esteve ao mesmo tempo em que o general Brielle no espaço sideral. O dr. Teleke não se lembra de nada.

Ambos escapam por pouco de um ataque com uma bomba de fusão. Goratchim apresenta a tese de que o espião inimigo deve ser um mutante, porque é difícil de acreditar que entre o pessoal testado e selecionado milhares de vezes para [[Quinto Center]], haja tantos traidores. Ao voltar para a lua, os dois descobrem que o assistente do dr. Teleke, o dr. Abdallah também foi para o lado de fora, embora anteriormente nunca tenha demonstrado interesse por flutuação no vácuo. Um gráfico de tempo de posição, no entanto, mostra que Abdallah não pode ter sido o atirador da bomba.

Novamente com o major Kitachi, o dr. Teleke e Goratchim atendem o físico, dr. Heister, que diz que Brielle solicitou que um psicorrastreador fosse criado para ele. Em seguida, todos ficam muito surpresos, porque o dr. Teleke encontra o mesmo aparelho, muito raramente usado, em um bolso do terno. O dr. Heister se oferece para obter os padrões de ondas cerebrais do cofre, sobre o qual ele tinha criado o dispositivo. O dr. Teleke o acompanhou. No caminho de volta um ataque incendiário é perpetrado no planador, em que ambos se sentam. O dr. Heister morre e o dr. Teleke acorda ferido na estação médica.

Goratchim agora detém o dr. Teleke sob suspeita de ser o agente fantasma, pois ele estava em todos os focos prévios anteriores, incluindo a posição TF-19, onde ele visitou seu amigo, o major Wrighley. O dr. Teleke também pode dissipar essa suspeita, porque a bomba de fusão, ele não pode ter jogado. Inicialmente ele vai a sua cabine e experimentar com o psicorrastreador, onde ele observa surpreso que este foi ajustado às suas próprias ondas cerebrais! Ele se lembra vagamente de uma obscura confrontação com Brielle. Em seguida, ele encontra uma surpresa escondida em seu armário, uma arma de choque estranhamente escondida em suas roupas, com a inscrição “SB AAPD ESPECIAL” especialmente marcada e também “GA AAPD MC”.

Pouco tempo depois, o dr. Teleke visita o coronel Antonov, o comandante dos robôs de combate, porque ele precisa de um robô para um projeto de pesquisa. Um pouco mais tarde é acionado o alarme completo e proclamada uma caçada maciça pelo dr. Teleke, porque os 50.000 robôs de combate estão em revolta aberta. O dr. Teleke, que desde então recuperou a memória e sabe que ele é na verdade o major Glenn Edwards, do Serviço de Contraespionagem da Segurança Galáctica. AAPD quer dizer Agência Antiparadotados. As letras MC significam que Allan D. Mercant lhe deu plenos poderes. Ele rouba um equipamento flutuador de vácuo e sai novamente. Ele está olhando para a lareira de cristal e percebe o que aconteceu, quando ele encontra o cadáver de Brielle.

Goratchim e o dr. Kreiski aparecem. O dr. Kreiski está sob controle estrangeiro e quer matar o dr. Teleke. Ele diz que ele está agindo em nome de uma raça das Nuvens de Magalhães, que tenta deter o avanço da Humanidade. Ele já fez o mesmo alguns anos atrás com os SdG de Andrômeda. A partir dai o dr. Teleke se revela como agente da Segurança Galáctica e consegue matar o dr. Kreiski, mas Goratchim já está ameaçada de ficar sob controle estrangeiro. Felizmente o comando hipnótico dos agentes fantasmas é para “matar o dr. Teleke”, e ao revelar sua verdadeira identidade, confundiu o mutante o suficiente para salvar a sua vida. Ambos podem escapar.

No entanto, em todas as partes há difíceis lutas com os insurgentes robôs de combate. Fica claro para Edwards que a lareira de cristal é o centro de poder do adversário, mas ele não tem explosivos para destruí-la. Goratchim, o detonador, tentou em vão lutar contra a falange de robôs de combate em seu caminho. Parece que tudo está perdido, mas o inesperado acontece: o dr. Abdallah, que trabalhava por conta própria, também havia descoberto, através de análises específicas, evidências de uma potência estrangeira. Ele pode localizar a fonte de uma influência hipnótica, ou seja, a lareira de cristal, e com a ajuda de uma bomba, ele a destruiu. Imediatamente termina a influência.

No final, tudo é esclarecido. O major Edwards, que é imune a influência hipnótica, se repreende, porque ele acabou por carregar os agentes de cristal, mas isso ele não poderia notar. O agente não pode afetá-lo, mas bloqueou pelo menos parcialmente sua memória. Goratchim, no entanto, diz que só a imunidade de Edwards forçou ao agente a ficar nervoso e finalmente se revelar.

Gostou deste resumo? Então saiba como participar do Projeto Traduções! Este livro está disponível para leitura na integra. 

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.