Rhodan aceita as indicações do heliote acerca do paradeiro de Shabazza e parte imediatamente para NGC 5194. Antes, porém, ele vai para Trokan através da Ponte no Infinito, para entrar em contato com o comando da LTL e transmitir as últimas notícias. Rhodan encontra Cistolo Khan, que tinha acabado de repelir a ameaça dos dscherros. Khan fica sabendo de tudo sobre os últimos acontecimentos em Paraíso-Shaogen e no Espaço Delta de Baolin, e também sobre a localização dos elementos fatorados do norte de Calcutá, que ainda estão em Kenteullen. Agora que os terranos conhecem a posição e à distância de Gorhoon, a situação não é mais desesperançosa para o bairro perdido.

Cistolo informa Rhodan sobre a visita do heliote à Terra e a reação positiva dos terranos em relação a Thoregon. O próprio Rhodan é até aceito como sexto enviado de Thoregon e é mais ou menos reabilitado por Cistolo. Antes de Rhodan deixar a Terra mais uma vez, ele entra em contato com [[Atlan]], que se encontra no momento em ação com a GILGAMESCH contra os Guardiães Galáticos. Depois disso, o novo escolhido como sexto enviado parte mais uma vez para o Espaço Delta de Baolin, onde a KAURRANG espera por ele.

Antes da partida para NGC 5194, Tautanbyrk entrega a [[Reginald Bull]] seis tessmas especializados. Hesitantemente, Bull fica com os tessmas, que são pouco maiores que dois centímetros e foram concebidos cada um para uma tarefa técnica específica. Enquanto a KAURRANG segue a caminho da galáxia NGC 5194, sem fazer antes mais uma parada em Paraíso-Shaogen, o elemento fatorado de Kenteullen recebe uma visita. Um heliote surge do domo-cogumelo e procura pelo nonggo Down Kempesch Kort. O nonggo mal consegue acreditar quando é nomeado sucessor de Zenndicyl Perforat Zeun, e portanto o novo quarto enviado de Thoregon.

Enquanto isso, ocorrem estranhas irregularidades e disfunções a bordo da KAURRANG. A nave interrompe subitamente seu voo através do hiperespaço e retorna ao espaço einsteiniano. Após uma breve pausa, a KAURRANG retoma de repente o voo ultra luz. Além disso, Aura, o computador de bordo da KAURRANG, começa a comportar-se de forma estranha. É razão suficiente para Rhodan e Bull ficarem de olho no funcionamento da nave.

Nesse meio tempo, na Terra, Cistolo Khan começa a equipar três cruzadores de quinhentos metros da classe Odin para um vôo de longa distância rumo a Kenteullen; são os cruzadores X-Ray, Coaster e Balpirol. O objetivo é contatar os terranos perdidos e remediar as situações difíceis por que estão passando. Famílias separadas devem ser reunidas e os terranos devem ser equipados com todos os utensílios de que estão precisando. Agora que a galáxia dos nonggos é conhecida, nada mais se interpõe a um vôo de longa distância. Estranhamente, Genhered, o “bode expiatório” dos nonggos, recusa-se a participar do vôo. Bré Tsinga entende porque o nonggo não tem outra escolha. Devido ao seu status de bode expiatório, ele está fadado ao ostracismo para sempre.

Enquanto isso, na KAURRANG descobre-se que os seis tessmas haviam conseguido se libertar. Uma busca imediata mostra-se infrutífera. Os pequenos insetos também não reagem aos impulsos de longa distância e permanecem sumidos. Já se suspeita de que foram eles que provocaram a desastrosa atividade nos mecanismos da KAURRANG. Mais e mais defeitos e disfunções ocorrem a bordo. Aos poucos, o medo espalha-se entre a tripulação. Rhodan coloca Moo para procurar os tessmas. Ele consegue matar dois dos insetos biomecânicos; entretanto, Rhodan sente dolorosamente a luta de Moo com os pequenos robôs através da conexão mental existente entre os dois. Com a caçada seguinte, todos os seis tessmas são finalmente eliminados. O perigo parece ter sido banido.

Na distante galáxia de Plantagoo, também ocorrem novidades. Foremon e o heliote visitam Kaif Chiriatha e nomeiam a galorniana como a nova segunda enviada de seu povo.

Mais catástrofes ocorrem na KAURRANG. A nave está quase fora de controle. Quando Rhodan encontra mais tessmas, torna-se claro que os insetos já haviam se multiplicado antes que pudessem ser eliminados. Eles começam a perturbar massivamente o funcionamento da KAURRANG. Quando a nave finalmente atinge a galáxia Whirlpool em 6 de janeiro de 1290, ela não passa de um monte de destroços. Os tessmas chegaram a espalhar-se sem controle por toda a nave. Num último esforço, os tripulantes conseguem atingir um sistema na periferia da galáxia dupla. Um planeta aproximadamente do tamanho de Marte é a última chance que eles têm de abandonar a nave. A KAURRANG é explodida após ser abandonada. Junto com ela vão todos os tessmas que haviam ficado a bordo.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.