Embora esteja bastante descontraído na central da nave, um pequeno grupo sob comando do capitão Verso Honadri está de serviço e fazendo um ronda normal. Um robô de combate informa sobre um desenvolvimento de energia em um armazém nas proximidades. Três minutos mais tarde, Honadri chega à escotilha de segurança do armazém e encontra os dois robôs de vigilância, que antes estavam posicionados ali, destruídos. Quando a equipe entra, eles encontram um sabotador, que destruiu com um desintegrador todos os cinco comunicadores dakkar existentes, ficando assim impossibilitada a conexão de rádio com Gruelfin.

O sabotador é o engenheiro dimessexta Ricod Esmural. Quando Honadri relata a sabotagem para a central de comando, [[Perry Rhodan]] interrompe o voo dimessexta imediatamente. A Via Láctea já deveria estar claramente visível, mas não é o caso. O psicólogo de bordo, Dr. Thunar Eysbert, relata que Esmural vivia retraído e tinha contato apenas com o hiperfísico Terso Hosputschan.

[[Perry Rhodan]] é teleportado por [[Gucky]], com o radiador pronto para atirar, para a sala de hiperenergia, onde está instalado o rastreador de conversão em funcionamento, e encontra Terso Hosputschan, com a portinhola de manutenção aberta e uma arma pronta para atirar. [[Perry Rhodan]] paralisa-o imediatamente, antes que ele possa acionar o botão de disparo. Mas Geoffrey Waringer descobre que o rastreador de conversão já foi adulterado – e as três unidades de substituição já haviam sido destruídas por Hosputschan, como se verifica. Então descobre-se que a [[MARCO POLO]] está a doze milhões de anos-luz de Gruelfin e a vinte e quatro milhões de anos-luz da Via Láctea e que os quatro conversores lineares só têm uma autonomia de seis milhões de anos-luz. Além disso, ninguém sabe quanto tempo se passou fora da nave.

Esmural e Hosputschan são levados perante o tribunal de bordo. Lá, eles emitem uma declaração surpreendente: são exemplares de uma nova espécie humana, o homo superior. E porque o novo gênero é extremamente pacífico, um instrumento de extermínio como a [[MARCO POLO]], com o ditador [[Perry Rhodan]] a bordo, o voo de regresso a Terra deve ser evitado. Waringer tem sucesso em desfazer a manipulação do rastreador de conversão e o voo prossegue na zona dakkar. Um pouco mais tarde a [[MARCO POLO]] ressurge no espaço normal, na periferia da Via Láctea, a cerca de 30.000 anos-luz da Terra.

Um gigantesco abalo estrutural ocorre, danificando os sensores estruturais. Mentro Kosum reage rapidamente e direciona todo a energia disponível – 960 milhões de megawatts – para o escudo paratron, apenas a tempo para o próximo e maior abalo estrutural. No próximo golpe o escudo é exigido a 99% de sua capacidade.

Três formações com propulsores de transição surgem do hiperespaço a apenas um ano-luz e meio da [[MARCO POLO]], compostas de 20.000, 60.000 e 300.000 objetos. Não são apenas espaçonaves, mas também planetas e sóis.

Nota: O número de objetos mais tarde acaba por ser muito maior.

Em seguida, vem uma quarta onda de choque, com, pelo menos, mais 100 mil objetos.

Uma nave alienígena é localizada a apenas vinte horas-luz. Ela tem forma de arraia, voando com o ferrão para a frente. A [[MARCO POLO]] se aproxima a 10 mil km da nave-arraia, que tem aproximadamente 80 metros de comprimento, e tenta fazer contato. A nave-arraia não responde aos chamados e dispara contra a [[MARCO POLO]] um raio de baixa energia. Este ataque parece não oferecer nenhum perigo a nave, mas faz com que a tripulação fique idiotizada em sua maioria. Apenas os mentalmente estabilizados e os mutantes não são afetados. Além disso, todas as positrônicas com plasma adicional passam a falhar. Na sala de máquinas principal alguém acidentalmente aciona um comando e provoca um movimento de rotação da nave em torno de seu eixo polar. Forças de seis e meio gravos são sentidas antes de Mentro Kosum pode intervir.

[[Gucky]] e [[Atlan]] saltam para a central de artilharia. [[Gucky]] tem que atordoar alguns membros da tripulação que estão brincando com uma bomba conversora. A nave-arraia estava o tempo todo na mira automática e [[Atlan]] precisa apenas apertar um botão para destruí-la completamente e a tripulação volta ao normal. Então Mentro Kosum foge com a MARCO POLO. Waringer descobre que no bombardeio, a constante gravitacional foi reduzida em 852 megakalups – o que parece causar efeito fatal sobre a inteligência de todos os organismos vivos. A energia necessária é tão baixa que Waringer considera que toda a Via Láctea pode ser manipulada desta forma.

A [[MARCO POLO]] continua a voar em direção à Terra e surge após uma manobra de 15.000 anos-luz no espaço linear. Desta vez, a deterioração da inteligência da tripulação ocorre imediatamente. A constante gravitacional foi realmente reduzida em grande escala. São necessárias cinco horas para os duzentos imunes a bordo colocarem a situação sob controle. Ao mesmo tempo, milhares de chamados de socorro são recebidos, na maior parte das estações automáticas. A Terra está em silêncio. A [[MARCO POLO]] penetra novamente no espaço linear para cobrir os últimos milhares de anos-luz até a Terra. Sete minutos depois, os tripulantes antes imbecilizados voltam ao normal. Após uma votação, 58% da tripulação concorda em voar para a Terra, sabendo que eles vão emburrecer novamente no final do voo.

Desembarcando em [[Terrânia]], Rhodan e seus companheiros tomam consciência da situação. Durante seis meses [[Roi Danton]] e alguns imunes fizeram um trabalho sobre-humano. Os dois milhões de homo superior na terra são todos imunes. No entanto, em vez de apoiar a algumas centenas de imunes na Terra, eles partem para a destruição de sistemas técnicos. [[Perry Rhodan]] consegue, poucos dias mais tarde, em uma conferência com os cinquenta porta-vozes de primeira classe dos homo superior, após uma reunião de seis horas, a promessa de pararem temporariamente com a sabotagem. Ele pôde impressionar o líder dos homo superior, Holtogan Loga, mas a promessa é, obviamente, frágil.

A [[MARCO POLO]] não está em condições de voo por falta de tripulantes imunes. Em vez disso, é preparada uma nave auxiliar de cem metros, originalmente CMP-41, rebatizada como GOOD HOPE II, que parte em 5 de julho de 3441 para iniciar a luta contra o Enxame.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.