Bull, também fascinado pelas figuras, pressiona Skill para se concentrarem na tarefa urgente de fazer o reconhecimento da base korrago. A base é rapidamente encontrada e seu formato lembra o daquelas que eles já conheciam de antes. No centro da instalação ergue-se uma radiante catedral que recurva-se de dentro para fora e que Skill intuitivamente denomina “catedral coração”. Bull e Skill conseguem penetrar no edifício e por meio de um cabo de dados inserido, Skill estima a idade da instalação em 540 anos. De início a estação parece abandonada, mas então aparece um korrago e conserta a caixa que foi retirada da parede junto com o cabo de dados de Skill. Os dois terranos observam o korrago, protegidos por seus escudos defletores. Quando o androide desaparece no interior da estação novamente, os dois terranos resolvem avançar mais. Bull e Skill usam um carro sobre trilhos para chegarem mais perto da catedral coração. Durante a viagem, os dois trocam ideias pessoais sobre a doença progressiva de Skill e a imortalidade de Bull. Mais e mais korragos passam à esquerda e à direita dos trilhos. Os terranos percebem que há uma grande quantidade de tipos diferentes daquelas criaturas. Veem-se korragos pequenos, grandes e obviamente especializados em certos tipos de trabalho. Quando os terranos alcançam finalmente a catedral coração e pousam na cúpula com seus geradores antigravitacionais, encontram uma estranha espaçonave em seu interior.

A espaçonave é de um tipo desconhecido para Bull e Skill. Quando aparece de repente um planador korrago e aproxima-se de sua posição, os terranos percebem que foram detectados. Para escapar da perseguição, Bull abre um buraco no teto da cúpula e os terranos flutuam sob a proteção de seus defletores para o interior do domo. Os korragos começam a procurar pelos invasores invisíveis e desenvolvem diversas estratégias para isso. Bull e Skill têm que tomar muito cuidado para não cair nas armadilhas dos androides. Quando os dois terranos invisíveis conseguem obter acesso à positrônica principal dos korragos, o tradutor de Skill começa a falar. O cibernético consegue interrogar a positrônica e perguntar a respeito da nave desconhecida. Daí descobrem que a nave foi feita por causa da caldeira. Por mais de quinhentos anos, os korragos vêm tentando construir uma nave que resistisse à força da caldeira, mas sem sucesso até então. Pelo que descobrem os terranos, os korragos tentam explorar a caldeira sempre com naves novas. A estação é portanto uma fábrica de espaçonaves!

Continuando na exploração da instalação, os terranos dão de cara com um hipertransmissor ultrapotente, que é forte o suficiente para suplantar os impulsos hiperradiantes da estrela central. Bull fica convencido de que o transmissor está guardado para o caso dos korragos terem sucesso com seu projeto. Para despistar seus perseguidores, Skill começa um jogo bem-sucedido com os minimecanismos de impulso de algumas granadas voadoras. Os korragos seguem os projéteis em disparada e derrubam os objetos voadores invisíveis. Acreditando terem destruído os invasores invisíveis, os androides retomam imediatamente suas tarefas no domo em forma de coração. Quando Bull e Skill sentem-se seguros e pretendem continuar seu trajeto, o destino toma seu curso. De repente, Skill perde o controle de sua perna e cai. Sua doença tinha causado um novo surto justamente nesse momento. A queda não passa despercebida pelos korragos e eles começam imediatamente a agir contra os terranos. Bull e Skill ainda conseguem alcançar a sala da positrônica central e se esconder nela. Bull sente que estão abrigados com falsa segurança. Os korragos começam uma onda de ataque após a outra e o lado de fora do edifício fica rodeado de planadores. Os terranos encontram-se numa armadilha.

Skill só vê uma saída: ele deve tentar controlar a positrônica central dos korragos com seus implantes cerebrais sintrônicos, e, por fim, assumir o controle sobre os androides. Num esforço sobre-humano, Skill adapta os componentes sintrônicos de seu cérebro aos soquetes e sacrifica sua visão. A tentativa desesperada dá certo. A sintrônica superior de Skill impõe-se aos korragos. O cibernético se vê em um mundo completamente novo. Ele controla todos os korragos da estação e, conectado positronicamente, enxerga através dos olhos deles. Skill percebe seus sentidos expandidos ao infinito e sente-se satisfeito com sua nova forma de vida. Em pouco tempo, porém Skill percebe que o controle de milhares de seres sobrecarrega um único indivíduo. Aos poucos, o controle escapa dele. Bull, levado para fora por um korrago controlado por Skill, ainda tenta em vão convencer seu amigo a acompanhá-lo. Bull consegue partir com seu planador e tem que deixar Skill para trás.

Quando Bull entra em órbita a uma distância segura do planeta, acontece algo inconcebível. A nave dos korragos decola e deixa a catedral coração arrebentada. De bordo da nave, Skill relata que havia tripulado-a com alguns korragos e se fundido com ela em uma unidade. O corpo do terrano ainda existe na verdade, mas não é mais necessário para ele. Como uma unidade, Skill-Nave, o terrano revela a Bull que gostaria de partir para procurar pela galáxia borboleta e pelo sistema dos cinco planetas que estão representados nas figuras desenhadas nas paredes das instalações em forma de templo do conjunto de pirâmides. Como despedida, Skill transmite a Bull as coordenadas do quartel-general dos korragos, e então a nave desaparece rumo ao infinito.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.