1. Invasão

    1. Com naves espaciais / exércitos

      1. Da nossa própria galáxia

      2. De outra galáxia

    2. Transferência de corpo

  2. Odisseia

    1. Sequestro em outra galáxia

    2. Pedido de ajuda de outra galáxia

    3. Evasão de nossa própria galáxia

Alguns fãs pensam que só a realmente seis ciclos de invasão. O que eles consideram como invasão "real”? Uma invasão, que visa ocupar uma área permanentemente e dominar. Na série PR, isso não acontece tão frequentemente como achamos, porque muitas vezes a ameaça não é concreta, mas um evento temporário confundido com uma invasão.

Invasão de toda a Galáxia, houve relativamente poucas. A primeira foi, provavelmente, os takeres (embora nesse contexto não ficou claro se eles realmente vieram na acepção de uma ocupação permanente). O Enxame não está incluído, porque só passaram, seguindo em frente. Em seguida, Os lares - mais precisamente, o ciclo 11 - O Concílio dos Sete, a mãe de todas as invasões em PR. A partir do 1300, Ciclo 19 - Os Viajantes da Rede (Estígio). Em seguindo, somente no ciclo 27 - Os Tolkanders - Monos e os cantaro não era nenhuma invasão propriamente dita. Os arcônidas ocuparam a Terra uma vez (ciclos 31 e 32 - superinteligência negativa Fonte das Almas), mas só afetou Terra / Ertrus / LTL. No ciclo 33 - O Oceano Estelar, os Gon-Orbhon provavelmente queriam permanecer, mas o aspecto de invasão foi bastante secundário e preocupava apenas a Terra. TRAITOR foi uma invasão que foi projetada a longo prazo, envolvendo dois ciclos - ciclo 34 - Terra Nova e ciclo 35 - A NEGASFERA. O Vatrox provavelmente queria, mas não podia. A motivação da superinteligência negativa Qin Shi, no ciclo 37 – Neuroverso, com respeito a Via Láctea era pouco clara, ela fez a invasão em vários lugares. E agora temos o ciclo 38 – O Tribunal Atópico.

Então sob este aspecto, só temos realmente seis ciclos de invasões:

  • Ciclo 11 - O Concílio dos Sete,

  • Ciclo 19 - Os Viajantes da Rede (Estígio),

  • Ciclo 27 - Os Tolkanders,

  • Ciclo 34 - Terra Nova,

  • Ciclo 35 - A NEGASFERA,

  • Ciclo 38 - O Tribunal Atópico.

Se a invasão é substituído por "ameaça para a Terra / Humanidade / Galáxia" vinda de "fora", na verdade, quase todos os ciclos são incluídos. E se nós considerarmos "Odisseia" substituído por "viagens para XYZ", quase todos os ciclos são. Então, não é tão fácil classificar os ciclos de uma forma tão singela, porque a simplificação séria muito grande.

No entanto, se estivermos procurando por diferentes elementos, que em alguns ciclos são atuais ou não, podemos olhar da seguinte forma:

- Conflitos internos: imortais / terranos / galácticos unidos (Ciclo 36 - Stardust) ou não (Ciclo 11 - O Concílio dos Sete - em vários aspectos: superpesados e depois o conflito Atlan / Perry).

- Fundo cósmico, em princípio separa os ciclos em antes do Enxame e depois do Enxame (sem o ciclo 09 – Os Antigos Mutantes)

- Viagem no tempo; se houve ou não?

- Adversário principal humanoide ou não? Isto é diferente. Exemplos: Ciclo 05 - Os Senhores da Galáxia – humanoides e Ciclo M-87 – povos de M-87.

- Principais adversários são povos ou indivíduos? Exemplos: Ciclo 05 - Os Senhores da Galáxia – indivíduos e Ciclo M-87 – povos de M-87.

A Perrypedia tem sua própria classificação dos ciclos de Perry Rhodan, que de certa forma é “aceito” pela VPM, já que o PROC é o fã clube oficial de Perry Rhonda na Alemanha e tem todo o apoio da VPM para manter o Perryverso da Perrypedia. Vamos ver a divisão que eles fazem em grandes ciclos:

  • Via Láctea: 01 - A Terceira Potência, 02 - Atlan e Árcon, 03 - Os Pos-bis, 04 - O Segundo Império.

  • Galáxias Desconhecidas: 05 - Os Senhores da Galáxia, 06 - M-87.

  • Desintegração do Império: 07 - Os Cappins, 08 - O Enxame, 09 - Os Antigos Mutantes, 10 - Xadrez Cósmico, 11 - O Concílio dos Sete.

  • Superinteligências: 12 – Afilia, BARDIOC, PAN-THAU-RA, Os Castelos Cósmicos.

  • Código Moral: 16 - A Liga Hanseática Cósmica, 17 - A Armada Infinita, 18 – Cronofósseis/Vironautas, 19 - Os Viajantes da Rede, 20 – Tarkan.

  • Ativadores Celulares: 21 - Os Cantaros, 22 - Os Linguides.

  • O Grande Mistério Cósmico: 23 - Ennox e Arcoana, 24 - O Grande Vazio, 25 - Os Ayindis, 26 - Os Hamamesch.

  • Thoregon: 27 - Os Tolkanders, 28 - Os Baluartes Heliotianos, 29 - O Sexto Enviado, 30 – Matéria, 31 - A Residência Solar, 32 - O Império Tradom.

  • Condutores da Paz: 33 - O Oceano Estelar, 34 - Terranova, 35 - A NEGASFERA.

  • Novos Universos: 36 – Stardust, 37 – Neuroverso, 38 - O Tribunal Atópico e 39 - O Espaço Atemporal.

Poderíamos certamente encontrar uma série de outros critérios… vocês têm algum? Conte para nós no fórum.

Um artigo especial divulgado no Informátivo Galáctico (IG) 9, em Novembro de 2015.