PR1800 - Tempo Acelerado
"O segundo Marte acorda – começa uma nova era para a Humanidade."
Título Original: Zeitraffer
Autor: Robert Feldhoff
Tradutor:Ernst Weissmann
Artista da capa alemã: Alfred Kelsner
Publicação na Alemanha: 22/02/1996
Publicação no Brasil: 05/01/2019
Época: 1222 a 1288 NCG
Local da ação: Galaxias da Concentração de Poder de AQUILO
Personagens principais: Perry Rhodan, Cistolo Khan, Gia de Moleon, Myles Kantor, Atlan
Curiosidades: Neste livro há uma obvia homenagem ao grande Johnny Bruck que fez 1.797 capas para a série Perry Rhodan, 218 para os Romances Planetários e também fez diversas capas para a série Atlan. Além de ser imortalizado ao aparecer em destaque na capa, o mesmo também foi citado na própria história como o velho pintor Johnny, que Perry tinha deixado morar em sua casa às margens do lago Goshun.
Prefácio Editorial da SSPG
A editora SSPG fez um prefácio editorial muito importante nesse volume, onde destacamos:
A SSPG Editora inicia o ano de 2019 com um grande sentimento de felicidade por poder levar aos leitores de Perry Rhodan uma novidade aguardada. Este volume ora em mãos de cada seguidor da edição brasileira da série inicia uma nova frente de publicação a partir do nº 1800, que abre não apenas um novo ciclo (o 27º, denominado “Os Tolkandenses”), mas também um grande arco de histórias que se estende por centenas de volumes, denominado “Thoregon”. (...) Naturalmente, com isso, teremos um grande salto na sequência das histórias para aqueles que estão seguindo atualmente o 15º ciclo na edição da SSPG: são mais de oitocentos episódios de hiato. No entanto, para nós da SSPG que já tivemos a oportunidade de ler o episódio 1800, é possível afirmar que esse salto não traz prejuízos para iniciar a leitura desse ciclo. De fato, muitos conceitos e eventos de ciclos passados são citados neste episódio inaugural — mas isso é feito de forma incidental e passageira, sem que as menções sejam significativas para o verdadeiro contexto construído a partir deste episódio presente. Como é costumeiro em início de grandes ciclos, os autores são perspicazes o suficiente para trazer uma nova trama que, em sua essência, não está presa aos acontecimentos dos ciclos prévios, iniciando de fato um novo momento na série e, em alguns casos, rompendo de fato com o status quo de alguns aspectos da série. (...) Dessa forma, os leitores podem mergulhar neste universo renovado de Perry Rhodan sem se preocupar com o hiato de mais de oito centenas de volumes que ficaram para trás. Inclusive, vemos o nº 1800 como um bom ponto de partida também para novos leitores que não conhecem a série — que, como na estreia de uma nova temporada de uma série televisiva, poderão ficar curiosos e intrigados com vários conceitos citados, mas não ficarão “perdidos” em relação ao foco dos eventos atuais.
Resumo
Em setembro de 1.222 NCG, a nave de observação POLYAMID registra que um processo artificialmente guiado estava formando cavidades sob a superfície de Trokan, o novo planeta de número quatro do Sistema Solar. Geo Sheremdoc e Boris Siankow observam como uma estrutura de trinta centímetros de comprimento dotada de uma cabeça perfuradora irrompe da crosta do planeta e cresce rapidamente até uma altura de 1.089 metros e um diâmetro de 489 metros. Uma onda de choque pentadimensional varre o Sistema Solar, e o ritmo temporal de Trokan começa a se acelerar enormemente. A POLYAMID, com a qual Sheremdoc e Siankow tinham penetrado no campo de estranheza do misterioso planeta, desaparece numa explosão.