PRNeo0017 – O Administrador
Temporada: O Mistério Galáctico (3ª)
Título Original: Der Administrator
Autor: Frank Borsch
Tradutor: José Antonio Cosenza
Revisor: Projeto Traduções: Marcel Vilela de Lima e Marcos Roberto Inácio Silva
Artista da capa alemã: Dirk Schulz / Horst Gotta
Conversão da capa brasileira: José Antonio
Publicação na Alemanha: 11/05/2012
Publicação no Brasil: Maio/2014
Época: Setembro de 2036
Personagens principais: Perry Rhodan, Chaktor, Wuriu Sengu, Ariane Colas, Cyr Aescunnar, Julio Enriquez, Crest da Zoltral, Thora da Zoltral, Fulkar, Frank M. Haggard, Homer G. Adams.
Local da ação: Gol e a Estação Subaquática nos Açores
Curiosidades:
Enquanto a positrônica no início do livro simplesmente nega a existência do transmissor e refere-se ao reino das lendas, ela diz no final do livro que Crest poderia usar o transmissor mais tarde. Não se explica por que ela agora aceita a existência e a função do transmissor.
Na cúpula, há uma sala com sistemas de criogenia, que também foram utilizados. O DNA de um comandante arcônida que não envelhece foi encontrado lá. No esconderijo do comandante, existem mais dois sistemas de criogenia que aparentemente foram usados. Uma vez que existem relatos de apenas duas pessoas nos registros do comandante (ou seja, o comandante e Cunor), surge à questão do por que os dois foram dormir as vezes no esconderijo secreto ao invés da estação.
Resumo
No sistema Vega a TOSOMA, a nave-capitânia da humanidade, solta um escaler ferrônio sob o planeta Gol. A bordo da PANERC estão Reginald Bull, Perry Rhodan e o ferrônio Chaktor. Eles se atrevem a descer sobre o gigante gasoso, um mundo com uma enorme variedade de tempestades e uma alta gravidade de 20 gravos. A fim de resistir a essas condições extremas, a PANERC foi atualizada com a tecnologia tópsida que pode ser recuperada a partir do remanescente, após as destruições das lutas. Gol é um lugar excepcional do sistema Vega, porque embora os ferrônios tenham dominado o espaço em seu sistema há milênios, uma nave de pesquisa ferrônia nunca voltou ilesa das camadas mais baixas da atmosfera de Gol. Além disso, na cultura ferrônia Gol, é o lugar onde as almas dos pobres ferrônios ("os espíritos de Gol") estão presos. A descida inicialmente é executada sem incidentes, em seguida, os instrumentos do escaler parecem medir valores errados, no que as reações subsequentes tomadas pelo piloto automático do computador de bordo põem em perigo o escaler. Perry Rhodan decide desligar o computador de bordo, e consegue ele mesmo estabilizar o escaler pelo controle manual, ao descer eles observam um vale seco. Lá, eles descobrem uma espaçonave dos tópsidas e pousam com sucesso na sua vizinhança.