Com a chegada do grupo em Creta, um primeiro ataque é realizado por um h’arpeji macho, que é caçado por Atlan. Uma caçadora que observou o desembarque e o combate se junta a eles e lhes fornece todas as informações necessárias. Como "Atlantos" e "Ranthys", eles partem com seus homens e amigos para Knossos, para serem contratados como arquitetos estrangeiros e trabalhadores. Em um momento favorável sequestram Laamia um dos dois androides femininos de Peregrino e a mantêm presa, inicialmente, na caverna da caçadora. Mais tarde Atlan e seu grupo encontram os khent’ours e os matam em batalha. Quando depois Atlan retorna à caverna para ver Laamia, esta tenta escapar e cai de um penhasco. Em seguida, Atlan e Ranthys voltam com o cadáver de Laamia para Knossos e relatam que ela e os khent’ours foram mortos pelos stimvaleeds. Mas as mutualidades dos estranhos supera a desconfiança semeada por Atlan, e eles não entram em confronto como esperado. Em vez disso, os h’arpejis agora mantêm um olhar atento sobre Atlan e seus homens. A ação de Atlan na expansão de Knossos o faz ganhar a confiança dos androides governantes. Quando Atlan algumas noites mais tarde tenta secretamente ir com o planador até a caçadora Derione, ele e descoberto e caçado pelos h’arpejis. Com dificuldade, ele consegue derrotar seus adversários e, assim manter seu segredo.

No funeral de Laamia, Atlan prepara com o seu grupo a sua próxima tacada: no caos das celebrações, ele consegue capturar um dos stimvaleeds. Atlan e Ranthys levam o ser para uma cabana isolada para procurar uma arma adequada contra essas criaturas. Eles tem sucesso, isso foi, no entanto, descoberto pela androide Inyx. Os dois homens podem derrotá-la e a sua escolta, antes que a androide consiga destruir a nova arma.

Durante a manhã seguinte, enquanto Inyx também é sepultada, Atlan anuncia a última parte de seu plano. Derione tem a intenção de reunir em sua tribo e em todo o caminho de lá para Knossos aliados que querem apoiar o "governante estrangeiro vindo do norte", que quer desafiar Esão, o governante androide. Pouco antes de sua chegada o arcônida faz pessoalmente o seu desafio a Esão. Usando sua arma, ele pode destruir os stimvaleeds se aproximando antes que eles possam intervir. Então ele se volta para o último duelo com o androide e o derrota. As tropas de apoio recebidas evitam o caos e, por um curto período de tempo Atlan governa sobre Knossos.

Passam-se muitos meses, nos quais Atlan gentilmente cura as cicatrizes da dominação dos androides e ajuda a cultura de Kefti (Creta) a florescer. No entanto, eles não tem sucesso durante todo esse tempo em encontrar o último estrangeiro, Proteos. Para AQUILO No entanto, isso parece não ter significância: depois de um longo período de lazer e descanso, somem os equipamentos e homens que tinham sido fornecidos pela superinteligência e, como previsto, Ranthys e Atlan tomam o caminho de volta para a cúpula.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.