Rhodan tinha deixado a Terceira Potência sob o controle de seu vice, o coronel Michael Freyt. Mas temendo que o poder quase ilimitado da tecnologia arcônida possa fazer com que o corajoso vice-presidente abuse de sua posição, Rhodan secretamente impôs um bloqueio pós-hipnótico sobre Freyt, impedindo-o de utilizar as forças à sua disposição para intervir nos assuntos mundiais a menos que a cidade Galáxia fosse atacada. É por esta razão que Freyt não interveio para impedir a revolução na Rússia que levou Fedor A. Strelnikov ao poder.

Através de uma combinação de táticas de guerra psicológica e limitadas demonstrações de força, Rhodan fomenta a incerteza e a contrarrevolução na Rússia. Deringhouse é o principal agente de Rhodan neste trabalho de desavenças sendo ajudado nisso por um capitão russo que foi persuadido a juntar-se a causa da Terceira Potência, o capitão Jaroslav Afimovich Welinski. Deringhouse é bem-sucedido em capturar Strelnikov e o renegado russo do Conselho Supremo, mas não sem antes o braço-direito do ditador, Marechal Sirov, matar Welinski.

Enquanto isso, Rhodan convoca uma reunião dos governos da Federação Asiática e dos países da OTAN, que, juntos, estabelecem um tribunal mundial com a tarefa de proteger os direitos humanos em todo o planeta. O Australiano Frederick Donnifer é nomeado Chefe de Justiça do tribunal. Em 16 de junho, o tribunal acusa a liderança do Conselho soviético russo por seus crimes contra a Humanidade. Deringhouse entrega os presos ao tribunal em 19 de junho, onde Rhodan declara feriado na Terceira Potência. Além disso, na esperança de que estes eventos sejam um prelúdio para a unificação de todos os povos da Terra, Rhodan rebatiza a Cidade de Galáxia como Terrânia.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..