Encarnações e mensageiros
A superinteligência faz uso de inúmeras encarnações e mensageiros para entregar mensagens ou intervir em eventos:
-
Encarnações conhecidas: Peregrinus; Benneker Vling;
-
Mensageiros conhecidos: Carfesch; Ernst Ellert; Homunk; Lotho Keraete; Klamous; Wastor.
Aumento da consciência coletiva
Em 3587, a consciência coletiva de [[AQUILO]] é composta por muitos trilhões (ou mais) de consciências espiritualizadas, que foram absorvidas no momento de suas mortes. Isso aconteceu, por exemplo, durante a batalha de Little Bighorn e, em 2405, durante a campanha contra os Senhores das Galáxias. Da mesma forma, há um grande aumento quando [[AQUILO]] capta aproximadamente 20 bilhões de consciências de terranos, que tinham tomado a Pílula, quando a Terra mergulha no Abismo.
HISTÓRIA
Origem e desenvolvimento
[[AQUILO]] surge 18 milhões anos atrás, em INSHARAM, a partir dos restos da superinteligência [[ESTARTU]], da planta-pai Arystes, do ovo Kym do inzaila Paumyr, do cronista Delorian Rhodan, do povo evoesa, da matéria psi de INSHARAM e da energia do casco de carit da SOL. Não se sabe se os tharoidon também participam do nascimento e posterior consolidação do jovem ser espiritual.
Quando [[AQUILO]] deixa INSHARAM, ele ainda não possui o status de superinteligência. [[AQUILO]] é atraído, em 17.756.360 aC, pela joia hexadimensional radiante dentro do Sol, se estabelece na Terra – então Talan – e cria uma zona de tranquilidade e paz, medindo 1.000 anos-luz, ao redor do sistema solar.
[[ESTARTU]] forma uma personalidade distinta dentro de AQUILO. Os aspectos negativos de [[AQUILO]] se concentram ao longo do tempo, dando origem a ANTI-AQUILO.
Por volta de 14,5 milhões de anos aC, os vojarides da galáxia Laxaron (Fornalha) encontram AQUILO. Ajudando-o se converter em superinteligência, eles se transformam nos nocturni.
Ambur, o planeta natal dos vojarides, é dividido ao meio. [[AQUILO]] se estabelece em uma das metades, conformando a parte plana de acordo com as paisagens terráqueas. Ambur – mais tarde chamado Peregrino – é levado para a Via Láctea e colocado em órbita elíptica, com a Terra como um ponto focal e com um período orbital de 2.000.000 de anos.
Thoregon
Quando um heliote contata [[AQUILO]], cerca de 10 milhões aC, e lhe oferece participação em um Thoregon, [[AQUILO]] aceita a oferta, causando a separação de [[ESTARTU]] – agora considerada como sua irmã – que cria sua própria concentração de poder.
Mais tarde, [[AQUILO]] tem de deter o avanço da superinteligência negativa STROWWAN, que está à beira de se transformar em Sumidouro de Matéria. Como consequência, a superinteligência NISAARU, que também se torna membro da Coalizão Thoregon, se manifesta na antiga concentração de poder de STROWWAN.
No planeta Etustar, [[AQUILO]] convida de novo sua irmã [[ESTARTU]] a participar do projeto Thoregon. Lembrando suas experiências negativas com Thoregon em Segafrendo, [[ESTARTU]] recusa.
Em busca dos portadores de ativadores celulares
Seguindo ordens, [[AQUILO]] procura, ao longo de dois milhões de anos, os portadores dos dois ativadores celulares especiais fornecidos pelos Cosmocratas. [[Atlan]] da [[Gonozal]] e [[Perry Rhodan]] são os escolhidos.
Lemurenses
[[AQUILO]] nunca se manifesta abertamente para os lemurenses.
O único ponto de contato conhecido é Levian Paronn, ao qual ele fornece alguns ativadores celulares e as arcas estelares. Por volta do ano 6412 dha Tamar, Paronn recebe um ativador celular e os planos para construir mais alguns. O estranho que os entrega é considerado como sendo o Herói Vehraáto.
Nota: [[Icho Tolot]] suspeita de que o Décimo Segundo Herói é o próprio AQUILO.
Arcônidas
[[AQUILO]] sempre permanece distante em relação aos arcônidas. No mundo de contato Zhygor, por meio da Cúpula de Neblina, ele somente mantém contato com alguns imperadores selecionados. Alguns deles recebem a imortalidade celular provisória por meio da ducha celular.
Os khasurn da Hozarius governam por 654 anos de Árcon (de Hozarius XIX até Hozarius XXVII), mas sob a regência de apenas 3 pessoas, que se disfarçavam como sucessores de si mesmos. Um privilégio que [[AQUILO]], aparentemente, somente concedeu de novo com a entrega de um chip ativador celular para Bostich.
[[AQUILO]] fala, na primeira visita consciente de [[Perry Rhodan]] a Peregrino, que os arcônidas perderam sua oportunidade. Com isso, ele justifica sua recusa em conceder a ducha celular para Crest e Thora da Zoltral.
Aqaho-TRIICLE
Em data desconhecida, [[AQUILO]] se alia à superinteligência LUZ DE AHN. Esta aliança luta contra a negasfera do [[Senhor dos Elementos]] e o pseudonucleotídeo Aqaho-TRIICLE. [[AQUILO]] envia androides para construir a cadeia de asteroides dos Pacificadores. Não se sabe se [[AQUILO]] também toma parte na batalha decisiva contra Aqaho-TRIICLE, que ocorre no século 25.
Terranos
Já durante os primórdios da segunda Humanidade, que surgiu a partir dos sobreviventes lemurenses, [[AQUILO]] estende sua mão protetora sobre ela. Como primeiro paladino involuntário e indutor de progresso a superinteligência usa [[Atlan]] da Gonozal.
No fim do Século XIX da era antiga, [[AQUILO]] surge sobre a Terra com a forma de um velho na Terra, a fim de levar o pistoleiro Piet Rawland para Peregrino.
Durante os primeiros dias da [[Terceira Potência]] [[AQUILO]] mantém contato com Reginald Bull. Mas oficialmente este contato só ocorre no final do Enigma Galáctico.
[[AQUILO]] apoia, supervisiona e controla o desenvolvimento dos terranos. E muitas vezes ele se diverte e se delicia com isso.
Enxame
Em 2326, [[AQUILO]] foge de Peregrino, aparentemente para escapar do Suprahet. Quando o [[Enxame]] chega à Via Láctea em 3440, seu alvo principal é AQUILO. O ajuste fino da constante gravitacional ameaça tanto a galáxia quanto [[AQUILO]] de imbecilização. [[Perry Rhodan]] encontra Peregrino Beta e leva [[AQUILO]] para o espaço linear, colocando-o em segurança.
Ao contrário do que disse antes, agora [[AQUILO]] afirma que havia antecipado a chegada do [[Enxame]], que fugiu do perigo e que planejou seu retorno um tempo após a partida do Enxame. Mas, devido a um erro de cálculo de 0,032 segundo – cerca de 1.500 anos no espaço normal – ele retornou cedo demais.
Jogo de Xadrez Cósmico
Explode o conflito entre [[AQUILO]] e ANTI-AQUILO. [[AQUILO]] se separou no passado de seu aspecto negativo – ANTI-[[AQUILO]], mas este permaneceu na sua concentração de poder e envolveu [[AQUILO]] em um jogo de xadrez cósmico destinado a moldar a história da concentração de poder.
Existem apenas especulações sobre o papel dos Senhores das Galáxias ou das bestas-feras residente nas Nuvens de Magalhães neste jogo. As últimas fases do jogo foram o deslocamento da [[MARCO POLO]] para um universo paralelo, a Peste DAP e a transferência do cérebro de [[Perry Rhodan]] para a galáxia Naupaum. Por causa de múltiplas violações das regras do jogo, ANTI-[[AQUILO]] é banido pelos Cosmocratas, por dez unidades relativas de tempo, para a Zona sem Nome.
Plano da Completude
[[AQUILO]] prepara a Humanidade para uma evolução de proporções cósmicas.
Quando o sistema [[Medalhão]] penetra no [[Abismo]], [[AQUILO]] incorpora 20 bilhões de humanos libertados da afilia pela pílula. Ao mesmo tempo, conduz a [[SOL]] para o balão dakkardim e a ajuda a voltar para a Via Láctea.
Nota: Isto só é possível porque a Terra e a [[Lua]] foram irradiadas, devido a uma falha de transmissão, do transmissor Sol-Gêmeo para o Turbilhão Estelar. Certamente isso ocorreu devido a uma intervenção direta de AQUILO.
[[AQUILO]] rematerializa as pessoas incorporadas na forma de conceptos. Ele os manda dividir o planeta [[Castelo de Goshmo]] ao meio e colonizar uma das metades, que chama de Eden II. Eden II viaja de Ganuhr para o centro espiritual da concentração de poder de [[AQUILO]], tornando-se seu novo lar.
Tudo isso é parte do Plano da Completude. Em 22 de janeiro de 3.586, [[NATHAN]] entrega à Humanidade a [[BASE]], uma nave de longa distância para cumprir uma importante missão. Em 1º de maio de 3.586, a [[BASE]] parte para a galáxia Tschuschik (100 milhões de anos-luz) à procura da PAN-THAU-RA.
[[AQUILO]] é aprisionado dentro do Consumidor de Matéria Jarmithara, de onde é libertado por Rhodan e [[Atlan]], depois que eles capturam todas as Chaves dentro dos Castelos Cósmicos dos Poderosos e contatam a Fonte de Matéria Gourdel. [[AQUILO]] incorpora quase todos os mutantes.
Rhodan é enviado de volta para Via Láctea, com uma missão muito bem definida por [[AQUILO]], e [[Atlan]] segue para além das Fontes de Matéria, tornando-se Cavaleiro das Profundezas.
Nota: Na verdade o Plano da Completude somente é concluído quando os terranos originalmente absorvidos são usados para repovoar o Arresum, reconstruído pela pulverização de bioporos por meio da Nave Semeadora de Aachthor.
Rubi de Gelo
[[AQUILO]] conta para [[Perry Rhodan]] alguns detalhes de seu conflito com a superinteligência negativa SETH-APOPHIS. Rhodan é encarregado de criar a Liga Hanseática Cósmica. Mais tarde, ele encontra o [[Rubi de Gelo]] e a Armada Infinita.
[[Atlan]] e [[Perry Rhodan]] têm um papel importante na repatriação do Rubi de Gelo. [[Atlan]] participa da preparação do [[Abismo]] para o seu retorno e [[Perry Rhodan]] ativa os Cronofósseis para romper a ancoragem do Rubi de Gelo.
[[AQUILO]] e sua ancoragem, Éden II, são ativados como o último e mais importante Cronofóssil. [[AQUILO]] incorpora novamente todos os conceptos.
Hangay
[[ESTARTU]], a irmã de [[AQUILO]], por volta de 50.000 aC, é afetada pelo [[Cosmonucleotídeo]] [[DORIFER]] e desaparece no universo em colapso [[Tarkan]], para onde foi a fim de ajudar os habitantes da galáxia Hangay e agir contra as manipulações de Hexameron.
[[AQUILO]] apoia o avanço de [[Perry Rhodan]] e [[Atlan]] para [[Tarkan]], que, como IMAGO I e IMAGO II, catalisam o ressurgimento de ESTARTU. Ocorre a transferência de Hangay para o universo padrão e o choque de DORIFER. Durante estes eventos [[AQUILO]] aparece repetidamente como sua projeção Peregrinus.
Crise
Durante a transmissão de Hangay para o universo padrão, o [[Cosmocrata]] Taurec tenta forçar a transformação de [[AQUILO]] em Fonte de Matéria, causando desorientação na superinteligência. [[AQUILO]] reclama de volta seus ativadores celulares e os entrega aos linguides. Eventualmente, [[ESTARTU]] ensina aos nakks como consertar os ativadores celulares de AQUILO.
Cumprimento do Plano da Completude
Depois do Abruse ser desativado em 1218 [[NCG]], [[AQUILO]] constrói três ilhas de vida no Arresum com apoio dos nocturni. As ilhas são povoadas por larvas nocturni e os 20 bilhões de humanos que [[AQUILO]] absorveu quando Terra penetrou no Abismo.
O Poderoso Aachtor/Voltago e sua nave semeadora, tripulada por pessoas do Parresum, cruzam o Arresum, semeando vida e inteligência.
Loop temporal
Por fim [[AQUILO]] e os outros membros da Coalizão Thoregon local constroem o Pulso de DaGlausch. As 6 superinteligências penetram no Pulso a fim de estabilizá-lo. Para evitar o milênio de guerras que se segue ao estabelecimento de uma Coalizão, [[AQUILO]] prepara o terrano Lotho Keraete para ser seu enviado.
[[AQUILO]] transforma o ainda não nascido filho de [[Perry Rhodan]] e Mondra Diamond em seu cronista, dando-lhe o conhecimento dos cronistas e envia a [[SOL]], depois de seu nascimento, para o Megadomo do Pulso de DaGlausch e depois para 18 milhões aC, para a galáxia Segafrendo, para assegurar seu próprio surgimento.
Jogo Duplo
Durante a fundação da Coalizão Thoregon de DaGlausch em 1291 [[NCG]], [[AQUILO]] aparentemente trabalha como agente duplo Cosmocrata. Ele consegue fazer com que, em 1312 [[NCG]], o Cosmocratas Hismoon penetre junto com a [[SOL]] no Primeiro Thoregon, permitindo a destruição do nucleotídeo análogo METANU, da superinteligência THOREGON, da Ponte para o Infinito e de todas as outras Coalizões Thoregon.
Retirada
Hismoon comunica Rhodan que [[AQUILO]] vai se afastar por um longo tempo para cuidar de outras partes de sua concentração de poder. Nem mesmo Lotho Keraete sabe o paradeiro da superinteligência.
Ordem de Jamondi
Em nome dos Cosmocratas, por volta de 7 milhões aC é construído um Domo no planeta Tam Jamondi II, permitindo o surgimento da Ordem de Cavaleiros conhecida como “Protetores de Jamondi”. O espírito do Domo é fornecido pelos Cosmocratas. Quando os Protetores se recusam cegamente suas ordens, os Cosmocratas retiram o espírito.
[[AQUILO]] aproveita para assumir o controle dos Protetores. Para tanto, [[AQUILO]] cria a Cruz Paragon, os Sentinelas e o povo motana. Alguns séculos mais tarde, [[AQUILO]] isola os domínios da Ordem em casulos no hiperespaço, para evitar uma guerra civil.
Mais tarde a supervisão dos casulos é confiada aos oldtimers. Finalmente eles retornam lentamente ao espaço normal após o aumento da hiperimpedância.
Ambriador
Em 1343 [[NCG]] [[Perry Rhodan]] recebido de Lotho Keraete a incumbência de salvar os alteranos da ameaça de destruição iminente em Ambriador.
Especulação: Provavelmente [[AQUILO]] queria enviar a estação TRAGTDORON para proteger THERMIOC.
Negasfera de Hangay
Em 1344 [[NCG]], o ainda desaparecido [[AQUILO]] envia o ser espiritual Nukleus para alertar [[Perry Rhodan]] sobre a negasfera de Hangay e Coluna Terminal Traitor. De acordo com Nukleus, [[AQUILO]] não consegue retornar para sua concentração de poder devido às emanações da negasfera.
Em 1347 [[NCG]], quando começa o contra-ataque galáctico contra a negasfera, Nukleus explica que [[AQUILO]] desde o início tinha um plano: ele sabia como funciona uma retroversão, mas não conhecia todos os detalhes importantes. Além disso, Nukleus não era forte o suficiente para realizar a retroversão. Nukleus apenas deveria proteger o corpo psi de ARCHETIM dentro do Sol.
Para evitar o desaparecimento da Humanidade em caso de derrota contra Traitor, [[AQUILO]] oferece uma fuga para as Terras Distantes, onde a Humanidade estaria a salvo, mas ao custo de abandonar seu lar ancestral.
Parte da Humanidade aceita a oferta e segue para as Terras Distantes por um túnel dimensional, chegando ao sistema Stardust. Pouco depois, Keraete anuncia o estabelecimento do Segundo Enigma Galáctico – como presente, [[AQUILO]] escondeu dois chips ativadores celulares no aglomerado estelar em que fica o sistema Stardust.
Stardust e a divisão em [[AQUILO]] e TALIN
Em 1463 [[NCG]], [[AQUILO]] envia Homunk para avisar [[Perry Rhodan]] que ele se encontra uma situação difícil e que se retirou para as Terras Distantes. Para ajudá-lo, [[Perry Rhodan]] deve assumir a posse da Rede Polyport e capturar o Arsenal Paralox, porque ele depende disso para sobreviver. [[AQUILO]] precisa, dentro de pouco tempo, de uma tremenda quantidade de energia mental para não ser rasgado ao meio.
Pouco depois surge um Domo de Neblina sobre o Atlântico, permitindo que o enfraquecido [[AQUILO]] mantenha contato com o corpo psi de ARCHETIM, sendo alimentado por este.
Em maio de 1463 [[NCG]] [[AQUILO]] luta contra VATROX-VAMU pelo controle do Arsenal Paralox, sendo aparentemente derrotado. Peregrino é devastado e se desintegra. [[AQUILO]] solta um grito de morte. Na verdade, tanto o Grupo Local e as Terras Distantes, as duas partes de sua concentração de poder são separadas, pois se tornou impossível para ele controlar as duas. [[AQUILO]] usa a matéria psi do Arsenal Paralox para se dividir em duas partes iguais: [[AQUILO]] e TALIN. Isto permite que as duas áreas distantes sejam controladas com uma presença equivalente e evita que [[AQUILO]] se transforme em Fonte de Matéria, destruindo todas as formas de vida inteligente de suas concentrações de poder.
A âncora de [[AQUILO]] no universo padrão permanece sendo Peregrino (reconstruído a partir de Markanu); a de TALIN é Andarilho, formado a partir de Gleam.
TALIN
TALIN, que significa ‘milagre’, é a superinteligência dominante das Terras Distantes, surgida a partir da cisão da superinteligência [[AQUILO]] em maio de 1463 [[NCG]], que se dividiu em duas partes iguais: [[AQUILO]] e TALIN.
A ancoragem de TALIN no universo padrão é o mundo artificial Andarilho, formado a partir de Gleam.
TALIN, como [[AQUILO]], às vezes se apresenta como um velho de barbas brancas.
A concentração de poder de TALIN inclui as Terras Distantes, formadas por três galáxias interligadas pela Rede Polyport: Anthuresta, Kaskallen e Schelv.