História
Adolescência
[[Betty Toufry]] nasceu em 2 de fevereiro de 1966 em Mesilla, Novo México.
A atenção de [[Perry Rhodan]] foi despertada em 1972, quando uma reportagem de jornal informou que ela havia baleado e morto seu pai Allan G. Toufry, quando ele chegava em casa. Rhodan instruiu [[Ernst Ellert]] a visitar [[Betty Toufry]] no futuro, a fim de investigar as circunstâncias do assassinato.
Terceira Potência
Ellert descobriu durante sua visita temporal a cinco anos no futuro, que desde os onze anos de idade Betty era uma mutante. Ela revelou-lhe por intermédio de telepatia que seu pai fora dominado por um Deformador Individual e este planejara para o dia seguinte àquele que o matara, incendiar os silos subterrâneos de bombas nucleares do bloco ocidental, e assim destruir o continente. Ela também era de opinião que os mutantes que estavam aparecendo eram os sucessores do homo sapiens. O homo superior seria o herdeiro do império galáctico. No entanto, a visão dela não se tornou realidade, possivelmente era apenas um sonho de Toufry.
Por outro lado, outras previsões de Toufry se realizaram: a invasão dos Deformadores Individuais falhou. Ela fez também algumas declarações vagas sobre Ellert, em que ele sofreria um dia depois dessa visita, uma aparente morte física. Antes disso ele ainda pode informar dos poderes telepáticos e telecinéticos da jovem, quando retornou ao seu tempo normal.
Depois de sua admissão ao [[Exército de Mutantes]], [[Betty Toufry]] seguiu, como todos os outros, a carreira de oficial.
Com a idade de 30 anos, o processo de envelhecimento de [[Betty Toufry]] foi interrompido através de sua primeira ducha celular.
Século 21
Em 2044 ela cunhou o termo “antimutantes” nos seguidores do culto de Baalol. Em uma data desconhecida, Toufry estava no planeta Velogra VII e lá conheceu um dos habitantes, que neutralizava naturalmente suas paracapacidades. Durante a ação em Árcon II para recuperação do ativador celular de [[Atlan]] da [[Gonozal]], que tinha sido roubado por Segno Kaata, as paracapacidades dos mutantes falharam em um templo de Baalol, e [[Betty Toufry]] lembrou-se de sua experiência em Velogra, e criou o termo “antimutantes”, que foi encurtado por [[Perry Rhodan]] para “Antis”. (PR 96)
Século 22
Em junho de 2167 ela estava a bordo da VARGEN, uma das 24 naves de treinamento, quando uma chamada de emergência veio do sistema Tarkalon, informando ter sido atacado por uma nave fragmentária. Como [[Betty Toufry]] sabia que o Administrador Geral estava no planeta, a pequena flotilha seguiu em apoio. A batalha da VARGAN, porém, foi breve, e pouco antes de sua destruição, [[Betty Toufry]] conseguiu escapar em uma cápsula de salvamento junto com cadete Gibson Haynes, e depois resgatada pela nave HONG KONG. No entanto, esta estava tão danificada pela batalha, que acabou tendo que fazer um pouso de emergência em Tarkalon. A última nave dos pos-bis acompanhou o pouso de emergência da HONG KONG e a atacou. (PR Action 15)
Porém, [[Betty Toufry]], Mechter, Tanisha Khabir e [[Perry Rhodan]] conseguiram se safar penetrando com um vagonete no interior de uma montanha, onde foram capturados pelo líder dos Nertisten (um grupo revolucionário de Tarkalon). Toufry e Khabir foram separadas dos demais, e Dussan (filho de Solmon, o líder do grupo), tentou violentá-las. Ambas conseguiram evitar isso, mas tiveram que usar capacidades telecinéticas. (PR-Action 16)
Depois de se juntar novamente a [[Perry Rhodan]], por intermédio de uma teleportação de Tanisha Khabir, em Damarakash, um planeta do sistema Naral, 14 anos-luz distante do sistema Tarkalon, sofrem vários ataques de Lok Aurazin, que ainda perseguia Rhodan e queria vingança. Betty foi de grande ajuda ao Administrador-Geral, pois ela pode repelir todos os ataques do magadonense através da telecinesia. Depois de uma marcha pelas planícies geladas do planeta, Betty, Rhodan e Rettka, um escravo gladiador, foram resgatados e levados para Ekhas. (PR-Action 17)
Em Ekhas, o Guardião Supremo das Finanças Liarr não levou a sério as advertências de Rhodan e Betty sobre a Opulu. Betty conseguiu estabelecer um breve contato mental com a desaparecida Tanisha, e quis ajudar a jovem, porque se sentia responsável por ela. (PR-Action 18)
Século 24
Em 2326 ela recebeu um ativador celular.
Século 25
Em julho de 2404 ela participou da expedição de [[Reginald Bull]] e Mory Rhodan-Abro em busca do planeta Bárcon, perdido no espaço vazio entre a Via Láctea e Andrômeda. Ela testemunhou como os barcônidas se sacrificaram e a seu planeta, para evitar um ataque insidioso dos Senhores da Galáxia à Via Láctea. (PR-275)
Segunda Crise de Geração
Em 09 de março de 2909, ela morreu em companhia de outros sete, mais tarde, denominados [[Antigos Mutantes]], durante a Segunda Crise de Geração. (PR 408)
Século 35
No entanto, as consciências dos moribundos migraram para uma área do hiperespaço como um parabloco, onde permaneceram até 3444, quando entraram em contato com o metal [[TEP]], no planeta Asporcos.
Século 36
Em 3580, o conteúdo de sua consciência foi transferido para o corpo do muci Ertyn Grammlond. Dessa forma, ela pode viajar para o sistema [[Solar]] em companhia de [[Tako Kakuta]] e Wuriu Sengu, igualmente transferidos para corpos de mucis, a fim de investigar sobre [[Ronald Tekener]] (PR 706). Depois de uma pequena odisseia, conseguiram encontrá-lo e voltaram para [[Gaia]] com ele (PR 707 a 709).
E, 3852 ela foi enviada a bordo da LYCKOLA para uma missão a Taatlon, para inspecionar os mucis locais. Estes ficaram sabendo de seu dom telepático, e dirigiram um feixe de radiação para a LUCKOLA, Betty perdeu o controle da consciência de Tennyson Imps, corpo no qual ela estava alojada à época. (PR 762)
Em setembro de 3587 ela finalmente incorporou-se a [[AQUILO]], acompanhada dos outros sete [[Antigos Mutantes]], e outros do Novo Exército de Mutantes. (PR 968)
NCG
Após a chegada do impulso-agonia em EDEN II, Toufry foi enviada acompanhada de uma dúzia de outros mutantes incorporados em [[AQUILO]] para investigar a ameaça. Todos, com exceção de Ralf Marten, emigraram para a entidade psíquica EVOLO. Mais tarde, conseguiram libertar-se da entidade psíquica e matá-la.
Durante a preparação para a ativação de EDEN II como [[Cronofóssil]], no ano 428 [[NCG]], os 20 bilhões de terranos incorporados a [[AQUILO]] apareceram, e entre eles estava Betty Troufry. (PR 1235)
Em abril de 1291 [[NCG]], ela foi destacada de [[AQUILO]], por um breve período, acompanhada de outro paradotado, para apoiar a superinteligência no aglomerado de DaGlaush e Salmenghest (PR 1993).
Em janeiro de 1463 [[NCG]], Homer G. Adams acreditou ter visto o rosto dela em uma chuva de faíscas douradas que rapidamente se desvaneceu, e perdeu sua materialidade. (PR 2512)
Em fevereiro de 1463 [[NCG]], [[Betty Toufry]] e vários outros mutantes foram temporariamente liberados da custódia mental de AQUILO. Eles apoiaram os mutantes de Stardust na luta contra VATROX-VAMU, que haviam ocupado o sistema Stardust. Eles treinaram os mutantes de Stardust em suas paracapacidades e juntaram-se a eles em um parabloco, reforçando a energia psi, e lançaram repentinamente matéria psi contra VATROX-MANU. A entidade e as espaçonaves de suas tropas auxiliares jaranocs foram lançadas vários milhares de anos-luz longe. Em 30 de abril, [[Betty Toufry]] e todos seus companheiros retornaram ao depósito mental de AQUILO. (PR 2561)
Pouco depois, [[Betty Toufry]] retornou com outros mutantes para Talanis, para apoiar o povo-faísca (Funkenleute) na luta contra um olho de fogo da Monarquia Frequencial, que ameaçavam o sistema solar. Acompanhada de [[Tako Kakuta]] e [[Ribald Corello]], ela foi até Atlan. Os três disseram a [[Atlan]] que atualmente a cúpula-nevoeiro do sistema de Stardust era impermeável, de modo que as tempestades psi que acendiam os olhos de fogo não podiam penetrar em Stardust. Ao mesmo tempo, o acesso à Terra teria que ser mantido aberto, de forma que a superinteligência debilitada [[AQUILO]] pudesse manter o acesso ao corpo de ARCHATIN, para se alimentar nele. (PR 2576)
EM 8 de maio de 1463 [[NCG]], [[Betty Toufry]] seguiu junto da mulher piloto Eritreia Kush, em sua Esfera de Prata e, para um ataque a TZA'HANATH, o centro de pesquisa da Monarquia Frequencial na cauda de Anthuresta. A MIKRU-JON de [[Perry Rhodan]] estava sob ameaça da entidade VATROX-DAAG. Kush e Toufry voaram em um ataque a VATROX-DAAG, o que permitiu a Rhodan escapar para o hiperespaço, mas VATROX-DAAG conseguiu rastrear Rhodan mesmo no hiperespaço. (PR 2580)
Pouco depois, [[Betty Toufry]] assumiu o papel de piloto da Esfera de Prata G. Em 10 de maio de 1463 [[NCG]], Toufry participou com sua Esfera de Prata da busca do ARSENAL PARALOX, no setor que era encabeçado por Eritreia Kush em sua Esfera de Prata E. (PR 2587)
Final: Piloto da Esfera de Prata
Em maio de 1463 [[NCG]], a mutante conduziu sua Esfera de Prata, aparentemente por ordem de [[AQUILO]], diretamente para o ARSENAL PARALOX, o que provocou uma ruptura (PR 2598). Com isto, naquela ocasião ela encontrou finalmente a morte (PR 2599).