PR1520 – Negócios com Topsid
“O segredo dos L’ung – uma kartanin caça traficantes de armas”
Título Original: Geschäfte mit Topsid
Autor: Marianne Sydow
Tradutor: Delgado
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 8/10/1990
Publicação no Brasil: Junho de 2018
Época: 17 de Abril a 1 de Setembro do ano de 1170 NCG
Local da ação: Humanidrom, Terra, Kartan
Personagens principais: Dao-Lin-H’ay, Ronald Tekener, Alaska Saedelaere, Ernst Ellert, Testare, Teng-Ciao-L’ung
Resumo
Em 17 de abril do ano de 1170 NCG, Dao-Lin-H’ay se sente entediada no Humanidrom e assiste o discurso de abertura de Perry Rhodan. Quando ela deixa a reunião do Galacticum em busca de seus aposentos, ela encontra um tópsida obviamente perdido. Embora ela vá em seu auxílio, ele se mostra hostil e foge. Ele perde um objeto que a kartanin identifica como um apontador de garra da família L’ung. Quando testemunha, pouco depois, que os tópsidas anunciam a anexação de planetas já colonizados, ela suspeita que o duvidoso clã L’ung está envolvido em negócios de armas com Topsid e decide prosseguir na investigação de suas suspeitas.
Em 21 de julho do ano de 1170 NCG, Alaska Saedelaere, Ernst Ellert e Testare chegam à Terra. Eles se apresentam imediatamente no QG da Liga Hanseática e pedem apoio para seu projeto de procurar em Fornalha por pistas da superinteligência AQUILO. Mas, devido à ausência de Homer G. Adams, não têm sucesso. Em desespero, eles se dirigem a Ronald Tekener, que também estava na Terra. Ainda assolado pelo remorso, o Smiler considera incompreensível o fato de ele ter atirado sem hesitação no nakk Clistor em Peregrino. O fato de que os outros antigos imortais nunca aceitariam isso faz com que ele se lembre do maldito tempo posterior à morte de Jennifer Thyron, no qual ele se sentia isolada do resto do grupo. Quando é informado da pista encontrada pelos buscadores de AQUILO, ele imediatamente se sente entusiasmado e presta assistência aos mesmos. Ele providencia junto à Liga Hanseática Cósmica a cessão da TAMBO, uma espaçonave pequena, mas poderosa. Em 25 de julho, os companheiros partem na direção de Cata-vento.
Em 6 de agosto, Dao-Lin-H’ay se encontra em To-zin-kartan, a capital de Kartan. Lá ela se apresenta diante das Mulheres Superiores e pede seu apoio. Supostamente ela quer reforçar as relações comerciais entre a Liga Hanseática Cósmica e o reino kartanin. Para isso, ela procura contato com os dirigentes das empresas kartanin. A recepção é fria, mas a Mulher Superior Teng-Ciao-L’ung, um macho kartanin, concorda em conceder ajuda.
Durante a visita a uma das fábricas da família L’ung, uma porta trancada cai sobre Dao – uma circunstância mais do que incomum em Kartan. Na noite seguinte, ela penetra sorrateiramente no edifício e consegue encontrar os documentos da empresa. Em resumo, foi criado um sistema de transporte de armas na direção da Via Láctea e estabelecidos grandes negócios com o reino tópsida Trukrek-Hun. Dao pega provas suficientes do negócio e se retira.
Em 8 de agosto, a TAMBO chega a Kartan. Ao tentar obter permissão para falar com as Mulheres Superiores, Ronald Tekener e seus companheiros são enviados para Teng-Ciao-L’ung. Para o Smiler, o kartanin parece quase aliviado quando descobre que seus visitantes estão apenas de passagem e pretendem seguir para Fornalha. Assim, ele oferece apoio e permite que Tekener apresente suas preocupações em uma reunião das Mulheres Superiores. Antes da reunião, o terrano procura Dao-Lin-H’ay, que Teng-Ciao-L’ung informou estar no planeta.
Quando Tekener e Dao-Lin-H’ay se apresentam diante das Mulheres Superiores, Mei-Mei-H’ar informa que o pedido de assistência não será concedido. Os kartanins resolveram há algum tempo que deixariam os nocturni cuidarem de si mesmos, a fim de dar-lhes uma oportunidade de se recuperarem dos efeitos do choque de DORIFER. Mas Dao não se abate diante destas declarações e decide partir para a ofensiva. Quando fica claro que pelo menos as Mulheres Superiores Teng-Ciao-L’ung e Can-Tang-W’u não são avessas a ajudar os terranos, Dao vai com tudo. Ela ameaça tornar público como as Mulheres Superiores repeliram Ernst Ellert quando este pediu ajuda para a Via Láctea, há centenas de anos, mas elas só enviaram a corroída NARGA SANT, tripulada por revolucionários impopulares. Os kartanins querem evitar este escândalo a todo custo e cedem. A WO-MUN e a CHIANG-LU acompanham a TAMBO.
Após o inesperado sucesso da visita às Mulheres Superiores, Tekener conversa com Dao-Lin-H’ay. Ele quer saber da antiga Voica o que realmente está acontecendo em Kartan e por que ela escondeu em sua partida que queria visitar sua terra natal. Mas ela se mostra distante e explica que queria visitar G’hori-S’osh – um local de culto de sua família. Mas a resposta não satisfaz o Smiler, que segue secretamente a kartanin. Chegando ao destino, Tekener se vê em meio a pesada tempestade de neve. Quando ele é atingido por um pedaço de gelo e cai inconsciente, é Dao-Lin-H’ay que o salva e o leva de volta a bordo de seu planador.
No caminho de volta para a capital, a kartanin esclarece para Tekener o pano de fundo de sua visita a Kartan. Numa decisão repentina, os dois decidem visitar de novo as Mulheres Superiores e apresentar os documentos roubados por Dao-Lin-H’ay como prova das maquinações de L’ung. Como resultado, Teng-Ciao-L’ung é forçado a retroceder e os dez cargueiros armas vendidas para Topsid ainda podem ser detidos. Dao-Lin-H’ay e Ronald Tekener depois voltam com a ARDUSTAAR para a Via Láctea enquanto a TAMBO, com os buscadores de AQUILO é acompanhada pelas duas naves kartanins, seguem em direção a Fornalha. Na Terra raia o dia 1º de setembro do ano de 1170 NCG.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.