PR0507 - Interlúdio em Tahun

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

PRBR 0507

Caos no Planeta-Medo – Roi Danton entra em ação.

Título Original: Zwischenspiel auf Tahun

Autor: Clark Darlton

Tradutor: Richard Paul Neto

Artista da capa alemã: Johnny Bruck

Publicação na Alemanha: 07/05/1971

Publicação no Brasil: 1990

Época: meados do ano de 3441

Local da ação: Éden V, Tahun

Personagens principais: Harm Davis, dr. Truc Rotkel, Gesine, Marceile, Roi Danton, Derek Kandis.

Resumo

Depois de completar uma missão especial no extremo norte da Via láctea a BARKA deveria retornar a Quinto Center. O comandante e especialista da USO Harm Davis e sua equipe, Fen Dal, Coal Rider, Ko Fo La e Mueller, decidem empreender uma excursão a Éden V, o terceiro planeta da estrela de Campbell, que é conhecido no Império Solar pelos seus bons vinhos.

Após o desembarque da BARKA, perto da capital Vino City, eles encontram o operador de rádio Ganders que os informa que ninguém trabalha em Éden V há semanas. Os humanos não colhem as uvas, vadiam preguiçosos ao redor e se embebedam em seu próprio vinho. Para obter pistas sobre esses eventos, Ganders oferece aos homens um veículo. Mas eles não conseguem fazer um contato razoável com os colonos bêbados até que eles encontram um grupo de mulheres. Como Harm Davis não pode ganhar a confiança das mulheres, eles pegam uma jovem chamada Mira e a levam a bordo da BARKA.

Mira, que é apenas parcialmente afetado pela imbecilização, informa que em Éden V de um dia para o outro, ninguém mais tinham desejo de trabalhar e, aparentemente, perderam a cabeça. Ganders havia executado diversas ligações de rádio nos últimos dias, e ficara claro para os homens que a perda de inteligência não se limita apenas a Éden V, como haviam inicialmente suspeitado.

Quando saqueadores atacam a BARKA de repente, a tripulação parte e a espaçonave viaja para Quinto Center, distante 2.000 anos-luz. Durante a fase linear, eles observam que Mira ainda está a bordo. Ela foi liberada na parte da manhã mas, por medo dos saqueadores, tinha se escondido a bordo. Mira descobre que, recentemente, ela pode pensar completamente claro novamente. Harm Davis, que recentemente havia notado uma diminuição do zelo no serviço de sua tripulação, suspeita de uma ligação, porque agora os seus homens se comportam normalmente.

Apenas as mensagens de hiper-rádio de Quinto Center fazem os homens perceberem que a chegada do Enxame levou à imbecilização em toda parte da Via Láctea. A ligação de rádio afirma que ninguém pode voar para a base. Aos membros da tripulação da BARKA está claro por que eles ainda não estão sujeitos aos efeitos da radiação de imbecilização. Eles suspeitam que a longa estadia no planeta Hay World, com a sua radiação especial do solo, poderia desempenhar um papel.

Harm Davis decide continuar o voo para Tahun, o centro médico da USO. Em Tahun, o médico-chefe, Dr. Truc Rotkel, comanda o departamento cosmo-ortopédico, que está altamente lotado com 9.000 humanos. Rotkel tem Gesine, um animal de outro planeta que lembra em aparência uma vaca terrana e mostra sinais de inteligência. O animal perdeu três pernas, em um acidente, que foram substituídas por próteses por Rotkel. Se Gesine fica animada, segrega do pescoço de um líquido perfumado aromático cujo propósito é desconhecido.

Pen Srewe e Lark Reesh estão em Tahun porque eles foram infectados em um planeta colonial com uma doença desconhecida, que se manifesta em uma paralisia se espalhando pelos membros. Os dois homens não foram afetados pela imbecilização e elaboram um plano para sequestrar a BARKA e fugir de Tahun. Incitando outros pacientes, num total de 60 homens, escaparam para o parque do hospital, mas todos, exceto por Srewe e Reesh, são recapturados usando o rastreador da BARKA. Esperando em um esconderijo, os dois fugitivos se aproximam da pastagem de Gesine para, em seguida, a tomar como refém e, portanto, poder forçar a rendição da BARKA. Quando o animal é colocado em seu esconderijo, Reesh se fere em um arbusto. Devido à excitação, Gesine secreta secreção perfumada que entra em contato com os ferimentos na mão do Reesh. A tomada da refém falha, e os dois homens se rendem.

Poucos dias depois, Roi Danton pousa com um iate espacial privado da USO em Tahun para visitar Marceile que permaneceu em Tahun como enfermeira-chefe no hospital após o tratamento.

Harm Davis informa a Danton que ele não foi afetado pela imbecilização e os efeitos sobre sua tripulação tornam-se perceptíveis apenas lentamente.

Através da administração hospitalar, Roi Danton descobre a presença do agente da USO Derek Kandis, que está em tratamento depois de ser ferido na garganta no planeta colonial Shade III, ao fugir de colonos imbecilizados. Desde então, Kandis não é capaz de se fazer entender através da linguagem. Com a ajuda de um tradutor, entendimento sobre uma base de comunicação telepática pode ser realizado. Kandis relata sobre Quinto Center, onde o caos reina. Segundo ele, existe o perigo de que se perca a base por causa da tripulação imbecilizada. O agente da USO propõe a mudar o local da lua artificial para outro local que não esteja afetado pelo Enxame.

Um dia após a tentativa de fuga, Lark Reesh notou uma mudança, porque a dor em seus ossos como consequência de sua doença desapareceu. Além disso, a sua vida em isolamento já não parece tão sombria como antes. Ele exige uma conversa com o Dr. Rotkel, mas lhe é negado. Na noite seguinte, ele pode prevenir uma nova tentativa de fuga, tomando Roi Danton e Marceile como refém. Reesh conta sobre sua suposição de que o contato da secreção de Gesine com suas feridas abertas poderia ter causado a sua transformação. Um exame médico confirmou que os sintomas desapareceram.

Apenas um dia depois, há sucesso em produzir a secreção de forma sintética. A injeção da substância liberta todos os pacientes dos sintomas da doença, além de perderem a sua natureza rebelde e tornarem-se cooperativos. A epidemia pode ser parada, e não há mais tentativas de fuga. Lark Reesh se coloca de boa vontade a serviço da USO.

Roi Danton dá a ordem para Harm Davis voar, acompanhado por Kandis e Reesh, até a central de comando da USO e tentar um desembarque. Os quatro ex-membros da tripulação da BARKA são admitido no hospital por causa de sua imbecilização muito avançada. Mira permanece na clínica em Tahun como uma enfermeira.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.

Imprimir Email

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.