No passado, o ertrusiano Tajiri Kase se recuperou de sua lesão. [[Atlan]], [[Alaska Saedelaere]], [[Fellmer Lloyd]] e Joaquim Manuel Cascal iniciam com o space-jet MOPY do deformador de tempo-zero um voo de reconhecimento para o espaço.

Ao sobrevoar o polo sul lunar, Alaska desmorona com espuma na boca. Fellmer também sente impulsos hexadimensionais. O localizador descobre um fuso dourado de aproximadamente 30 metros de comprimento, uma miniatura do satélite da morte. O space-jet volta para a Terra para não por ninguém em perigo.

Quando o space-jet e retirado para um segundo voo de reconhecimento, os dispositivos antigravitacionais falham e o space-jet sofre uma queda de uma altura baixa. Ninguém está seriamente ferido, mas a nave fica inutilizável. Acontece que todos os dispositivos que são baseados em energias penta e hexadimensionais estão inoperantes. Isto também se aplica ao deformador de tempo-zero.

Como razão para o fracasso de todos os sistemas, há apenas do eixo dourado. Uma nova expedição até os lemurenses deve procurar coletar informações. Além disso, os lemurenses devem ser ajudados na luta contra os prébios.

O caminho para a próxima cidade lemurense se torna uma aventura, uma vez que o shift só é capaz de mover-se sob as suas correias e os robôs de combate são dependentes de seus colchões de ar. Um ataque final de dez mil prébios e até mesmo um Tiranossauro Rex são defendidos. Pela primeira vez também há ciclopes no ataque, gigantes estúpidos quase sem nenhuma inteligência. Eles são comandados por centauros.

Em 20 de agosto de 3433 (considerando o tempo presente), a expedição atinge o rio Nipus e uma cidade em sua costa. A cidade foi capturada recentemente pelos prébios, que comeram parcialmente seus habitantes. Como uma frota de transporte lemurense se aproxima pelo rio, é claro que os prébios querem usar a cidade como uma armadilha. A expedição contra-ataca os prébios e salva os lemurenses. Eles chegam num acordo para usar os navios a fim de fornecer uma passagem segura para a cidade de Olegaris, a maior cidade lemurense. Também no rio um ataque dos prébios tem que ser repelido.

Em Olegaris, [[Perry Rhodan]] e a expedição revelam ser viajantes do tempo. Os tamaros formam o governo da cidade, e eles garantem ajuda a [[Perry Rhodan]] e seus companheiros na busca pela estação do fuso dourado.

Durante esta reunião Olegaris é atacada e somente graças o poder de fogo superior do shift que os prébios podem ser repelidos de volta. Também [[Icho Tolot]] e Paladino III ajudam para repelir o ataque rapidamente.

Os lemurenses conhecem o fuso dourado, ele voa em intervalos irregulares ao longo do país. Ele provoca tonturas e vômitos nos lemurenses. Os terranos decidem melhorar um navio e uma aeronave com tecnologia moderna, para apoiar uma expedição para a Terra de Thoronis, distante ao leste.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.