Em 1º de outubro do mesmo ano, os imortais do grupo de [[Perry Rhodan]] chegam à Via Láctea e são recebidos na Terra com uma onda de rejeição e preconceito. Eles trazem um projetor de campo de proteção que consegue libertar as vítimas da Via Láctea do seu vício das impressões psiônicas, mas nem mesmo esse ato é reconhecido e agradecido a eles. Somente Myles Kantor, cuja competência científica é requerida para a exploração do campo temporal de Trokan, é bem-vindo. Kantor, cuja companheira Kallia Nedrun permanece em coma desde o incidente com os seres fusos, assume a tarefa junto com Benito Grink. Num sonho, Kantor vê como uma gigantesca criatura reptiliana, com olhos em forma de fenda, estende suas garras do espaço em direção a Trokan.

Em 1º de novembro, [[NATHAN]] consegue fornecer a primeira imagem momentânea do planeta, que, devido à sua rotação mais rápida do que a luz, até então estava visível apenas como uma silhueta sob o campo temporal. Os cientistas percebem que mudanças geológicas sucediam-se com grande velocidade no planeta. Enquanto isso, uma comissão da Liga dos Terranos Livres nomeada por Gia de Moleon conclui que não vale mais a pena fazer reparos na BASE. A tradicional nave de longa distância é finalmente vendida no ano de 1229 [[NCG]] a um consórcio que transforma-a a partir daí num cassino em órbita do planeta Stifterman III. Por sua vez, os portadores de ativador recebem a BOOMERANG, uma nave em forma de lentilha com 150 metros de comprimento, para a sua busca pela “Ponte no Infinito”. Ela parte para sua primeira expedição em 31 de dezembro de 1222 [[NCG]] com [[Perry Rhodan]], [[Reginald Bull]], [[Alaska Saedelaere]], [[Gucky]] e as gêmeas Vandemar a bordo.

Em 12 de fevereiro de 1223 [[NCG]], o rival de Koka Szari Misonan, o plofosense Buddcio Grigor, é eleito Primeiro-Terrano com grande maioria pelos habitantes dos 711 sistemas da LTL. Grigor defende uma política de força e de demarcação em relação às outras nações da Via Láctea, e a transferência total do controle da Liga Hanseática Cósmica para as mãos da LTL. Assim, o quartel-general da Liga torna-se a nova sede do governo terrano. Também em Árcon correntes nacionalistas ganham importância. Dentro de pouco tempo, mais de dez mil mundos passam para o controle do Império de Cristal arcônida, cuja primeira imperatriz é a ex-amante de [[Atlan]], Theta de Ariga. Como reação às tendências expansionistas da Terra e de Árcon, os aconenses, os antis e os demais povos não humanoides da Via Láctea fundam uma terceira organização livre, que é batizada como Fórum Raglund em homenagem ao planeta em que foi realizada sua primeira reunião. O [[Galacticum]], que nas décadas após a era de Monos tinha tido apenas um sucesso parcial em agir contra as profundas controvérsias e os conflitos latentes na Galáxia, vai aos poucos perdendo a força.

Grigor continua financiando os voos sem resultados da BOOMERANG apenas para manter os imortais fora do seu caminho. Os portadores de ativador começam sua busca em Fornax, onde os Guardiões Galáticos – os “polvos de mil braços” - estabeleciam na mesma época as bases de seu futuro poder. No ano 1235 [[NCG]], Rhodan e seus companheiros, porém, dão início secretamente ao Projeto Camelot – a criação de uma pequena célula de poder independente. Através da organização Taxit, um grupo de mercadores camuflados, [[Homer G Adams]] obtém dinheiro e espaçonaves para a organização. Enquanto [[Perry Rhodan]], [[Reginald Bull]], [[Atlan]] e [[Gucky]] levam o projeto adiante, [[Ronald Tekener]], [[Dao-Lin-H’ay]], [[Julian Tifflor]] e as irmãs Vandemar cuidam para aumentar o prestígio público dos imortais através de numerosas ações. [[Icho Tolot]], por sua vez, mantém-se em contato com o Fórum Raglund. Embora oficialmente trabalhe na investigação no fenômeno de aceleração temporal, Myles Kantor também presta ajuda secretamente ao Projeto Camelot.

Entretanto, [[Ronald Tekener]] e [[Dao-Lin-H’ay]] logo se retiram e voltam para M33 e Hangay, e [[Julian Tifflor]] e Michael Rhodan desaparecem no ano 1238 [[NCG]] durante uma missão secreta em Fornax, sem deixar pistas. Seu jato espacial GRINDEX é encontrado pelos imortais restantes, abandonado no espaço, porém completamente intacto. [[Atlan]] é envolvido de forma misteriosa na morte de Theta de Ariga e funda a organização secreta Iprasa para tentar conter uma maior expansão do Império de Cristal. O império arcônida agora tem à sua frente o Imperador Bostich, que serve como marionete de seus associados que agem nos bastidores. A antiga namorada de Tifflor, Nia Selegris, morre, e a companheira de longa data de Adams, Serena, afasta-se dele por não suportar mais envelhecer ao lado do seu companheiro imortal.

No ano 1240 [[NCG]], [[Perry Rhodan]] despede-se do velho pintor Johnny, que ele tinha deixado morar em sua casa às margens do lago [[Goshun]], e deixa finalmente a Terra com os demais portadores de ativador. Em vão, Gia de Moleon tenta seguir a pista dos imortais por anos a fio. Dos portadores de ativador, apenas Kantor permanece no Sistema [[Solar]] e observa a marcha alucinada da evolução em Trokan.

Depois que uma delegação da Liga Hanseática descobre em 1º de setembro de 1255 [[NCG]] que a população inteira do planeta [[Siga]] tinha sumido sem deixar pistas, a LTL assume o sistema de Glador como protetorado, para preservar o planeta abandonado do alcance do Império de Cristal ou do Fórum Raglund. Na periferia de [[Terrânia]] surge a Torre, uma construção subterrânea com 99 andares que abriga o quartel-general do Serviço da Liga Terrana (SLT), o novo serviço secreto da LTL cujo comando é assumido por Gia de Moleon no ano 1262 NCG. Além de novas estações espaciais fortemente armadas, são construídas no Sistema [[Solar]] as instalações de um campo paratron para envolver todo o sistema, e Kantor fica convencido de que também está sendo desenvolvido um campo de proteção antitemporal.

Aos poucos, Camelot vai se tornando um mito na Via Láctea. No planeta legendário, os imortais e seus ajudantes decidem construir a GILGAMESCH, uma espaçonave completamente nova. Sua porção principal é o módulo central MERLIN, um icosaedro de 500 metros de comprimento, em cujas faces pentagonais podem atracar doze outros módulos de acoplamento. Como cada um deles possui mil metros de comprimento e lembra o módulo central em sua forma, em sua totalidade a GILGAMESCH produz um dodecaedro pentagonal com 2.500 metros de comprimento.

Através de escritórios discretos mas protegidos de maneira misteriosa na Terra, [[Olimpo]] e outros mundos importantes, Rhodan recruta colaboradores de alta qualidade para o Projeto Camelot. Entre eles se encontram o comandante de espaçonave ertrusiano Kalle Esprot, a matemática pentadimensional Medina Obeck, o hiperfísico Borran Skarros e seu irmão Cerron, um construtor de espaçonaves, o cirurgião de implantes Dr. Júlio Mangana e o interpretador de contracomputadores Gernot Blume, que é necessário para trabalhar com o contracomputador da MERLIN.

No ano 1278 [[NCG]], o sucessor de Grigor, Medros Eavan, é derrotado numa nova eleição para o cargo de Primeiro-Terrano por Paola Daschmagan, que estabelece uma sábia reserva à posição de ostentação de poder dos seus dois antecessores. Em 4 de setembro de 1280 [[NCG]], a nova Primeira-Terrana nomeia para Comissário da LTL Cistolo Khan, um homem com aparência de gigante. Sua nave-capitânia vem a ser a PAPERMOON, de 800 metros de diâmetro, a primeira de uma linha de 60 naves esféricas de combate produzida ainda quando Sheremdoc estava no cargo. Em 12 de janeiro de 1281 [[NCG]], Khan nomeia como seu assistente o discreto empático Bruno Drenderbaum, que até então tinha conseguido evitar que o planeta da LTL Stogg, pertencente ao sistema de Stoggos, se transformasse no centro de um conflito entre planetas industriais livres interessados no hovalgônio do mundo central e descendentes dos aras pertencentes ao Fórum Raglund que haviam se estabelecido nas proximidades do sistema.

Em 22 de outubro de 1286 [[NCG]], a GILGAMESCH causa sensação pela primeira vez: sob a proteção de um [[projetor virtual]] altamente eficiente, ela coloca para correr uma dúzia de cruzadores arcônidas que queriam ocupar o asteroide de mineração Gruvtav. No começo do ano seguinte, falha a tentativa de Kantor de penetrar no campo de aceleração temporal em torno de Trokan com a nave experimental PLICKER, sob a proteção de um minigerador de campo antitemporal. As fotografias do planeta fornecidas por [[NATHAN]] mostram que havia se formado uma cidade em torno do objeto com cabeça perfuradora. Em 12 de outubro de 1288 [[NCG]], no quarto planeta do Sol – onde já haviam transcorrido 250 milhões de anos relativos desde o início do efeito de aceleração temporal – acontece uma explosão energética da quarta e quinta dimensões. Logo a seguir, o campo de aceleração temporal dissolve-se, ao mesmo tempo em que [[Perry Rhodan]] aparece com a GILGAMESCH nos arredores do Sistema Solar.

Confira como adquirir PR1800 - Tempo Acelerado (Digital) o diretamente no site da SSPG.