Ciclo 28 - Os Baluartes Heliotianos

Episódios 1876 a 1899 – Período da história: 1289 NCG (4876)
Data de publicação na Alemanha: 1997 a 1998
Ciclo ainda inédito no Brasil


Os nonggos, uma raça da Coalizão de THOREGON, levam uma gigantesca estação espacial ao Sistema Solar. Contudo o Baluarte Heliotiano é sabotado pelo misterioso SHABAZZA, o que provoca o desaparecimento de milhares de terranos e o surgimento na Terra de uma cidade dos dscherros, seres agressivos que atacam Terrânia. Enquanto Rhodan descobre em galáxias distantes que SHABAZZA não só havia enviado Goedda à Via Láctea como também tentava destruir os terranos e a Coalizão de THOREGON, os dscherros provocam grande destruição em Terrânia.



Os Baluartes Heliotianos são o sistema de transporte intergaláctico da coalizão Thoregon.

Os emissários de Thoregon chegam à Terra e trazem o presente dos nonggos – o Baluarte Heliotiano. Os Baluartes Heliotianos conectam todos os seis povos membros da coligação Thoregon através dos favos heliotianos. Thoregon é concebido como uma emergente instituição cósmica, uma associação de grandes e importantes nações, uma organização cujos ideais são a paz e a evolução positiva do universo. “Começa o Ano Constituinte”...

Até mesmo a “caixa-preta” que Perry Rhodan havia recebido de Ernst Ellert, diz-lhe o mesmo: Em Camelot sai do cubo, que Ellert tinha entregue há 60 anos, um Passantum que procura por Perry Rhodan.

Uma bola azul com uma radiação incrivelmente intensa, no centro do Baluarte Heliotiano, é a fonte de energia. O Baluarte Heliotiano do Sistema Solar faz uma conexão entre o Sistema Solar, o sistema Teuller e o sistema Karakhoum. Teuller é o lar dos nonggos, Karakhoum é o lar dos designers; eles estão em diferentes galáxias. O favo Heliotiano conectará diferentes lugares, uma vez que for acionado em sua totalidade.

O baluarte é construído contra a oposição de muitos terranos, e a máquina da coalizão de Thoregon começa a trabalhar. Muitos terranos o veem como um cavalo de troia.

Os nonggos surgem, criaturas extremamente delgadas que falam de pacifismo. Eles deixam os terranos inspecionarem o Baluarte Heliotiano. Supostamente, é possível transportar pessoas e materiais, sem perda de tempo ao longo de milhões de anos-luz de distância – e isto em uma escala gigantesca. Um “recipiente” deste sistema de transporte tem um tamanho de 30 a 20 quilômetros no nível, que vão ao longo de sete quilômetros de altura e mais de dois quilômetros de profundidade – esta estrutura é chamada pelos nonggos de “elemento fatorado”. Neste volume se pode acomodar muito: bairros inteiros, complexos industriais, unidades completas do exército, enormes quantidades de matérias-primas, etc.

Não apenas um elemento fatorado é transferido através do espaço e do tempo, mas sempre dois, que trocam de lugar por assim dizer, neste procedimento. Em primeiro lugar, o elemento fatorado deve ser definido, através de um peculiar projetor luminoso. Com a ajuda dele, um pedaço de terra é digitalizado e inserido no computador do baluarte, uma vez que esteja calibrado. Nesta operação, todos os dados do respectivo elemento fatorado e seu conteúdo são reconhecidos, incluindo pessoas, animais, edifícios, etc. O baluarte pode assim colocar rapidamente regiões vulneráveis em segurança e durante o transporte colocar suprimentos, armas e outras coisas diretamente no cenário de perigo. Por outro lado, por meio dele, assim também as forças inimigas poderiam chegar rapidamente à Terra ou Trokan.

De repente, o Baluarte Heliotiano fica louco, o que desencadeia uma gigantesca explosão. SHABAZZA destruiu dois baluartes com o uso de nanocolônias em ambos, no Sistema Solar e no sistema Teuller dos nonggos.

Dscherros em Terrânia!

Duas áreas isoladas por uma barreira de pressão fatorada permanecem na Terra em duas cidades diferentes. Em Terrânia, a capital do mundo, há desenvolvimentos estranhos. Os sanguinários dscherros aparecem causando estragos. Eles desembarcaram na Terra com o elemento fatorado e querem colocar Terrânia em ruínas. Uma guerra urbana ocorre depois que os dscherros foram descobertos. Os terranos têm que enfrentar sequestros brutais, ataques militares e um incrível arsenal de armas.

Os dscherros conseguem em dois dias invadir e destruir o coração da Humanidade. O guerreiro Fellokk torna-se o Taka de sua estirpe e começa com o ataque à Terrânia. Suas tropas conquistam a maior parte da cidade e fazem mais de um milhão de reféns, forçando o governo do mundo a negociar. Eles extorquem espaçonaves terranas e se retiram com elas.

O planeta Siga está despovoado há décadas, os últimos siganeses emigram para Camelot. Seu legado desperta o interesse dos footes, pequenos vermiformes, que são o terceiro gênero dos dscherros e responsáveis pela tecnologia de GOUSHARAN. Três siganês sobrevivem a um comando e podem trazer dados do castelo GOUSHARAN para fora. Enquanto isso, os dscherros ainda dominam o elemento fatorado e mantêm milhares de terranos violentamente. A luta implacável segue. O castelo GOUSHARAN acaba revelando-se uma espaçonave, e os bárbaros desaparecem com um destino desconhecido. Na Terra, a reconstrução da capital em ruínas começa.

Enquanto isso, continua a batalha contra o dscherros contra os siganeses. Trata-se de uma guerra por procuração entre footes e siganeses, para um duelo dos anões no submundo. Os footes são um grupo de técnicos na vida do sistema GOUSHARAN, sem os footes os dscherros são impotentes. Sobre Siga o castelo dscherro é destruído, a horda de dscherros é morta.

Os nonggos e o KONT

Os habitantes de Calcutá chegam através de um elemento fatorado em outra parte do universo, na pátria dos nonggos, a galáxia NGC 5204. Os moradores do bairro norte de Calcutá aprendem indiretamente através da mensagem do KONT. As pessoas da Terra chegam no momento certo na roda Kenteullen: enquanto os nonggos sofrem com a perda de sua rede de neurônios, os terranos ainda são capazes de agir.

Os nonggos estão ligados por sua rede de neurônios e formam uma civilização quase virtual: cada Nonggo não só tem acesso a quase todos os dados existentes e informações de todos os outros nonggos conectados à rede, mas também o direito de manipular bilhões de dispositivos, máquinas e aparelhos. Os nonggos podem se ligar a rede através de um chip implantado, o ISB (interface e sincronismo biônico).

Num passado distante, os nonggos haviam desmantelado seu enorme planeta natal, Ongg, e convertido o mesmo nas muitas rodas esféricas. Estas rodas orbitam o sol Teuller, os nonggos vivem em seus lados interno e externo. Em uma das rodas de esferas, a roda Kenteullen, há uma cúpula cogumelo e, mais recentemente, também o distrito norte de Calcutá. A explosão do Baluarte Heliotiano no sistema Teuller tinha despertado o KONT, um produto da IMPERATRIZ DE THERM. Este foi transformado em Fábrica do Caos de Norrowwon por manipulações de SHABAZZA, que tentou com o mesmo acabar com os nonggos.

O KONT se assemelhava a um diamante, que era oco por dentro. No terço superior, era ramificado milhares de vezes, num tronco composto por mechas de fios de tecelagem cristalina. A estrutura parecia crescer para fora do solo e terminar no topo do casco diamante. A estrutura cristalina pode ser colocada em um estado de rigidez atemporal, mas fecha qualquer comunicação, perturbado e à rede de informação dos nonggos.

Perry Rhodan e Reginald Bull, que havia chegado através do Domo cogumelo a roda Kenteullen, puderam eliminar a interferência do KONT e preservar os nonggos da destruição. Em agradecimento os dois recebem a nave fuso KAURRANG.

Paraíso-Shaogen e o culto da Luz das Estrelas de Shaogen

Perry Rhodan agora prepara uma expedição na galáxia Paraíso-Shaogen, onde os Baolin-Nda vivem. Nos arredores da galáxia os guardiões ficam no caminho dos terranos. Os Baolin-Nda são desconhecidos ali.

Siebenton é uma jovem mulher monge, que mais tarde se torna um influente monge e testemunha acontecimentos importantes na história de Paraíso-Shaogen. A força dominante na galáxia eram os monges, cuja cultura é caracterizada pelo culto Luz das Estrelas de Shaogen. A cada 70 horas os habitantes desta galáxia são cobertos pela Luz das Estrelas de Shaogen, uma radiação hiperenergética, os afetados se sentem iluminados em suas almas e próximos com o divino.

Há 60 anos a Luz das Estrelas de Shaogen acabou de repente, agora faltava o sustento as civilizações de Paraíso-Shaogen. A incredulidade e o sectarismo estão no auge e as tropas de Traal, um contraculto, as coordenam na zona marginal da galáxia. Eles iniciam a ofensiva de Traal e a guerra galáctica.

Siebenton pode parar os agressores, por enquanto, com a ajuda dos terranos. Rhodan espera encontrar referências aos Baolin-Nda nos Arquivos Antigos. Ao ajudar o pequeno povo do Taniten, os terranos conseguem informações sobre o habitat dos Baolin-Nda. Rhodan e os monges vão para o centro do poder Traal, Konnex A.

Konnex A, B e C são relíquias dos Baolin-Nda. No centro da Konnex A há uma enorme fonte de força, uma esfera, em que foi inserida modificações mais poderosas no centro das fortalezas. No centro da esfera oca formada por dezesseis cubos holográficos. Um cubo incha e mostra uma enorme esfera amarela. Esta estrutura de energia é um transmissor gigante, semelhante ao transmissor solar dos lemurense. A esfera é usada para transportar a longas distâncias. Os terranos estão contando que, ao passar através do transmissor, sairão no coração da civilização dos Baolin-Nda.

A KAURRANG passa pelo transmissor e atinge o espaço Delta dos Baolin-Nda. Esta bolha no hiperespaço está devastada, dos 100.000 Baolin-Nda originais, vivem apenas dois, Tautanbyrk e Viviaree. Todos os outros foram vítimas do ataque de uma nanocolônia, que havia sido infiltrada por Shabazza, e sucumbiram. A nanocolônia também havia destruído a estação espacial, a partir do qual a Luz das Estrelas de Shaogen era gerada.

Veja abaixo os detalhes em nossos resumos!

PR1896 - Duelo dos Anões

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1896

“Footes contra siganeses – eles lutam no submundo”

Título Original: Duell der Zwerge

Autor: Susan Schwartz

Tradutor:

Artista da capa alemã: Swen Papenbrock

Publicação na Alemanha: 23/12/1997

Publicação no Brasil:

Época: 30 de novembro a 7 de dezembro de 1289 NCG

Local da ação: Siga

Personagens principais: Cistolo Khan, Taka Fellokk, Domino Ross, Seassor, Vorussea.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

30 de novembro de 1289 NCGNCGDefinição: Novo Calendário Galáctico - Contagem de tempo assumida após a unificação dos povos da Via Láctea sob um único governo. O ano 1 corresponde ao ano de 3588....
, de volta ao cenário da Via láctea. Os dscherros haviam escapado com as 58 espaçonaves Nova e a nave GOUSHARAN. Ninguém dentro do alto-comando da LTL arrisca um prognóstico sobre qual será o próximo alvo que os bárbaros pilhadores escolherão. A bordo da GILGAMESCH, ninguém fica parado. O contracomputador do módulo central, MERLIN, tinha determinado o planeta SigaSigaDefinição: Segundo planeta da estrela Glador. É um mundo de oxigênio, com gravitação de 1,12g. Foi colonizado pelos terranos, e seus habitantes chamam-se siganeses. Todavia, é um planeta que todas as raças humanoides gostam de evitar,"Siga parece ser um mundo misterioso, pois todos os que o habitam ficam menores a cada geração, e até então ninguém conseguiu explicar o fenômeno....
com grande probabilidade como a próxima meta dos dscherros, um resultado que não pode ser confirmado pelas sintrônicas da LTL, já que o planeta, por estar abandonado, não era considerado um objetivo rentável.

Imprimir Email

PR1897 - Dscherros em Xeque

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1897

“O ultimato dos siganeses – eles chantageiam o chifrudo”

Título Original: Schach den Dscherro

Autor: Arndt Ellmer

Tradutor:

Artista da capa alemã: Swen Papenbrock

Publicação na Alemanha: 31/12/1997

Publicação no Brasil:

Época: 7 de dezembro de 1289 NCG

Local da ação: Siga

Personagens principais: Domino Ross, Rosa Borghan, Arno Wosken, Jyrgen Pettkerey, Taka Fellokk, Seassor.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Domino Ross impõe as seguintes exigências ao Taka: devolução das 58 espaçonaves Nova, deixando-as para trás na órbita de SigaSigaDefinição: Segundo planeta da estrela Glador. É um mundo de oxigênio, com gravitação de 1,12g. Foi colonizado pelos terranos, e seus habitantes chamam-se siganeses. Todavia, é um planeta que todas as raças humanoides gostam de evitar,"Siga parece ser um mundo misterioso, pois todos os que o habitam ficam menores a cada geração, e até então ninguém conseguiu explicar o fenômeno....
, desarmamento de GOUSHARAN sob supervisão de robôs de controle siganeses e retirada imediata dos dscherros da Via Láctea. Domino mostra-se duro e sem compromisso. A fim de enfatizar suas exigências, o siganês mostra ao Taka quatro footes que haviam sido mortos por um circuito de segurança siganês e ameaça fazer execuções de mais membros daquele povo vital para os dscherros.

Imprimir Email

PR1898 - A Daschka

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1898

“Decisão sobre SigaSigaDefinição: Segundo planeta da estrela Glador. É um mundo de oxigênio, com gravitação de 1,12g. Foi colonizado pelos terranos, e seus habitantes chamam-se siganeses. Todavia, é um planeta que todas as raças humanoides gostam de evitar,"Siga parece ser um mundo misterioso, pois todos os que o habitam ficam menores a cada geração, e até então ninguém conseguiu explicar o fenômeno....
– o castelo dscherro é destruido”

Título Original: Das Daschka

Autor: Peter Terrid

Tradutor:

Artista da capa alemã: Alfred Kelsner

Publicação na Alemanha: 08/01/1998

Publicação no Brasil:

Época: Dezembro de 1289 NCG

Local da ação: Sistema da estrela Glador

Personagens principais: AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
, Fellokk, Domino Ross, Ondula Kirrell, Steef Waller.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Cistolo Khan se vê obrigado a reconhecer dolorosamente que cometeu um engano. AtlanAtlanDefinição: Antigo Príncipe de Cristal dos arcônidas. Nascido por volta do ano 8000 aC., Recebeu um ativador celular de Aquilo, passou dez mil anos na Terra procurando uma maneira de regressar a Árcon, seu mundo natal, quando em 2040 tentou sair da Terra numa nave da Frota Solar. Desde então ele tem sido um dos mais fiéis e leais colaboradores de Perry Rhodan....
informa-o pelo hipercomunicador sobre as notícias do ataque dos dscherros a SigaSigaDefinição: Segundo planeta da estrela Glador. É um mundo de oxigênio, com gravitação de 1,12g. Foi colonizado pelos terranos, e seus habitantes chamam-se siganeses. Todavia, é um planeta que todas as raças humanoides gostam de evitar,"Siga parece ser um mundo misterioso, pois todos os que o habitam ficam menores a cada geração, e até então ninguém conseguiu explicar o fenômeno....
, já que a RICO já se encontra nas proximidades da estrela Glador. O Comissário da LTL coloca no espaço 200 cruzadores a caminho da fortaleza voadora GOUSHARAN. Enquanto isso, os footes tinham feito das suas mais uma vez. Seassor, o líder dos footes, tinha conseguido colocar em funcionamento um transmissor terrano com um dispositivo equivalente em SigaSigaDefinição: Segundo planeta da estrela Glador. É um mundo de oxigênio, com gravitação de 1,12g. Foi colonizado pelos terranos, e seus habitantes chamam-se siganeses. Todavia, é um planeta que todas as raças humanoides gostam de evitar,"Siga parece ser um mundo misterioso, pois todos os que o habitam ficam menores a cada geração, e até então ninguém conseguiu explicar o fenômeno....
, permitindo assim que os footes aprisionados escapassem.

Imprimir Email

PR1899 - Catástrofe no Espaço Delta

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

PR1899

“No reino dos Baolin-Nda – Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
chegou ao seu objetivo”

Título Original: Katastrophe im Deltaraum

Autor: Horst Hoffmann

Tradutor:

Artista da capa alemã: Alfred Kelsner

Publicação na Alemanha: 15/01/1998

Publicação no Brasil:

Época: Novembro / dezembro de 1289 NCG

Local da ação: Paraíso-Shaogen, Deltaraum

Personagens principais: Tautanbyrk, Kuntherherr, Viviaree, Perry RhodanPerry RhodanDefinição: Administrador-Geral do Império Solar. Desde o final do século XX, Perry Rhodan tem sido reeleito sucessivamente para o cargo, pois foi ele quem, com a ajuda da tecnologia arcônida, unificou a Terra e evitou um conflito nuclear global. Perry Rhodan parou de envelhecer em 1976, quando recebeu do superser Aquilo uma ducha celular....
, Siebenton.

Curiosidades:

Visão Geral

Resumo

Numa retrospectiva, são relatados pela primeira vez detalhes sobre o lendário povo dos Baolin-Nda. É contada a história de Tautanbyrk, um brilhante técnico dos Baolin-Nda, cuja especialidade é o Projeto Tessma – uma área científica que provavelmente pareceria bastante estranha para um terrano. Os projetistas-tessmas constroem modificações genéticas de um povo insectoide que habita a galáxia Paraíso-Shaogen, os tessmas. Esses projetistas utilizam o material genético dos tessmas em todas as situações. Assim, Tautanbyrk está envolvido na formação e criação das chamadas montarias-tessmas: tessmas vivos e de tamanho aumentado que os Baolin-Nda usam como assento e meio de transporte.

Imprimir Email

  • 1
  • 2

Login

A Chave secreta é necessária somente se você habilitou o Google Autenticador em seu perfil.