Enquanto o major e Atlan se encontram pouco depois, o 82º GME destrói milhares de pedaços de cristais modulados. Kulu fala sobre suas experiências e então é enviado para o hospital de bordo. Atlan entra em contato com o general Ems Kastori para obter 30 unidades de sua frota. Com duas naves, Atlan certamente não conseguira perseguir 300 naves peras. A frota será dividida, e pela segunda vez ela deixará uma parte passar. Para se certificar de que Perry Rhodan possa ser salvo, no entanto, todas as espaçonaves devem ser seguidas. Uma negociação difícil é iminente, porque Kastori não gosta de dividir sua frota.
A bordo de um das naves dos gurrados Perry Rhodan e Melbar Kasom tentam encontrar uma saída do depósito. Eles descobrem uma porta trancada que não lhes causa grandes problemas. Pelo rádio, eles dirigem todos os outros terranos que estão involuntariamente na nave até eles. Eles estão satisfeitos que ninguém tenha morrido na missão em Modula II.
Em busca de um lugar seguro, eles penetram ainda mais na nave. Alguns gurrados parecem ter tido a mesma ideia, porque no caminho eles encontram alguns deles. Eles chegam a um depósito repleto de gurrados. Atrás da sala, eles encontram uma sala de máquinas e um ninho. Os gurrados não ousarão usar radiadores para destruir suas máquinas importantes. Roi Danton contata Atlan, mas não fala muito, exceto que eles estão bem. Pela primeira vez, os homens do Império Solar experimentar uma transição. Não acostumados a esse tipo de voo interestelar, precisam de um tempo para se recuperar. Perry suspeita que esta não seja sua última transição, e logo toda a tripulação vai desmaiar. As escotilhas de acesso e de saída de emergência estão armadilhadas com cordões detonantes e petardos atômicos, para que os gurrados não possam entrar tão facilmente.
Apenas os dois ertrusianos são a última esperança, porque eles podem, graças ao seu corpo compacto, sobreviver facilmente o choque de transição, e Rhodan os usa de acordo. Uma vez que toda a tripulação esteja inconsciente, eles devem desaparecer sem muito barulho pela escotilha do teto. Então eles devem encontrar um bom esconderijo e esperar.
Mas ainda não chegou tão longe. Roi Danton é forçado a enganar Perry Rhodan, pois ele não quer admitir que ele atuasse como chefe da trupe. Mas se eles puderem capturá-lo, eles examinarão o corpo de Perry para armas e microssondas escondidas e encontrarão o ativador celular. O que eles farão com ele, é claro para todos os membros desta nave.
Enquanto Melbar segurava o Administrador-Geral, Danton tentou conversar com os gurrados. Com o gravador de pensamentos, que pode projetar pensamentos em uma tela, efetivamente há uma conversa entre ele e o comandante ou o primeiro-oficial a bordo. Em linhas gerais, ele pode explicar a situação atual da Via Láctea. Mas o gurrado Trikort mostra-lhes que eles não são bem-vindos em Magalhães. Uma tentativa de unificação falha, chega até a haver luta com armas de choque.
A bordo da CREST IV, Atlan continua a rastrear as naves gurradas. Após a primeira transição, ele precisa dividir sua frota. Após a quarta transição, as espaçonaves até agora foram divididas de forma que 22 naves não eram mais suficientes. Ele distribui a naves por um grande setor espacial e ordena que se registrem apenas ondas de choque. Só assim eles podiam rastrear todas as naves.
A quarta transição leva os terranos que sobraram para a inconsciência profunda. Conforme combinado, os dois ertrusianos fogem despercebidos e se escondem na sala das bombas do sistema hidráulico de uma das colunas de sustentação da nave. Agora é hora de parar e esperar.
Quatro dias mais tarde, a nave chega ao seu destino. Os prisioneiros rapidamente percebem quando saem da nave que esta é apenas uma parada, e são alojados em uma caverna. Eles suspeitam que a nave precise ser carregada com novo combustível antes que a viagem continue.
Os dois ertrusianos deixam a nave despercebidos e também encontram abrigo em uma pequena caverna. O proprietário anterior, que se parecia com um urso marrom, sem cerimônia, eles o usaram como alimento. Eles chamam o planeta de Primeira Parada, quando eles percebem a mesma coisa que os prisioneiros. Eles capturam um gurrado e tentam programar o tradutor em seu idioma. Logo fica claro por que não houve acordo. Por exemplo, os gurrados podem ver mais cores ou definir os cheiros com mais precisão. O que eles podem explicar em uma palavra, os terranos precisam de uma frase ou duas para isso. No entanto, existe um acordo.
De repente, Oro Masut capta uma mensagem de rádio de Roi, que estão interligados por um pequeno microtransmissor e receptor. Roi informou que Rhodan já não pode ser suprimido e está chateado. Os gurrados já perceberam quem é o verdadeiro chefe, quando eles levaram o portador de ativador celular. Ele está em grave perigo e precisa ser libertado.
Oro quer ajudá-lo imediatamente, mas Kasom tem algo contra isso. Ele confia no Administrador, e sabe que nada acontecerá com ele tão rapidamente. Ocorre uma luta entre os dois gigantes e Oro perde. Pouco antes de desmaiar, ele confia o segredo de Roi a Kasom. Quando Oro acorda, Kasom está pronto para seguir as ordens de Mike Rhodan.
Através de um poço de ventilação, eles conseguem penetrar na base. Eles encontram o Administrador-Geral com relativa facilidade e conseguem libertá-lo. Em uma breve luta ele é paralisado. Os dois ertrusianos o levam para a caverna e descobrem, quando ele se recuperou razoavelmente que os prisioneiros serão levados para a nave. Além disso, ele também admite que as hipóteses de Roi estavam corretas e eles o examinaram. Eles descobriram o ativador celular e pensaram que era uma bomba. Só assim, ele esclareceu para eles que se a tirasse, ela explodiria em um minuto e toda a base seria destruída, assim ele conseguiu mantê-lo.
Eles penetram despercebidos na nave e voaram com os prisioneiros para um destino desconhecido.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: