O comando da nave ainda está enfrentando o problema de não ter nenhuma informação sobre a galáxia Gruelfin. Os mapas estelares de Ovaron e informações sobre os povos e as relações políticas têm 200.000 anos de idade e, portanto, não são utilizáveis.

Uma chance é Shoslschowo, o moritator. Ele ainda está em coma com baixas perspectivas de sobrevivência no hospital de bordo. Shoslschowo desperta duas vezes do coma, quando ele reconhece Ovaron como o ganjo. Gucky nota uma psicoligação entre Ovaron e Shoslschowo, o que é inexplicável para Ovaron. No curto período acordado ele pede insistentemente a Ovaron para ir até Lofsoog. Lofsoog é habitada por pacifistas que rejeitam o progresso. Como não há nenhuma outra evidência para a MARCO POLO, a nave portadora continua seu caminho.

Lofsoog é abordada por um cruzador com Perry Rhodan, Atlan, Ovaron e os mutantes a bordo, a MARCO POLO permanece na proteção contra localização em um sol vizinho. Também a bordo está Mason Grammick e seu robô. De acordo com os documentos de Ovaron, Lofsoog tinha sido um centro científico para muitas direções de pesquisa há 200.000 mil anos. Todos os planetas do sistema eram voltados para a pesquisa.

A imagem que os terranos veem ao desembarcar é a de um planeta agrícola. O espaçoporto ainda existe, mas ele não tem manutenção e está tomado por plantas. Não há contato de rádio. 3 horas após o desembarque, chegam três carroças de tração animal. Perry Rhodan, Roi Danton e Ras Tschubai fazem contato com os lofsooguenses. O ditador da paz, que traz o título de Lofkano, saúda os recém-chegados. Tudo parece estar em paz.

Então Mason Grammick aparece com seu robô na comporta. O robô tropeça abaixo do passadiço. Só o fato de que um robô entrar em Lofsoog, faz os lofsooguenses se sentirem como atacados. O ditador da paz traz uma arma surpreendente que usa para cortar toda a energia do cruzador e paralisar a tripulação. Apenas os mutantes, Perry Rhodan, Ovaron e Mason Grammick com seu robô podem fugir.

Gucky e Ras vão em busca do ditador da paz para localizar as armas. Eles podem encontrar uma estação que aparentemente vem de tempos antigos.

Na estação, o ditador da paz interroga Atlan e Menesh Kuruzin. Como Atlan é estabilizado mentalmente, o interrogatório não é possível. O Lofkano toma a decisão de matar toda a tripulação e afundar a nave no mar para manter a paz.

Gucky se teletransporta com Rhodan e Ovaron para a estação. O Lofkano desocupa a central de comando. Ele assumirá a responsabilidade exclusiva pela morte da tripulação e depois se retirará. Na central de comando ele quer aumentar a radiação paralisante até o ponto de matar a tripulação.

Gucky bloqueia telecineticamente os controles correspondentes. Ele leva o Lofkano até Mason Grammick e seu robô. Após o Lofkano ser convencido da inocência do robô, ele concedeu aos terranos livre passagem. Ele também ensina a Gucky sobre o papel do moritatores em Gruelfin. Ele relata sobre os mundos-arquivo dos moritatores em que a história de Gruelfin é documentada desde um passado distante. Pouco depois o cruzador parte novamente com sua tripulação completa, inclusive Folly Utter.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções! Clique aqui para criar uma Conta.