- Categoria: Ciclo 05 - Os Senhores da Galáxia
- By Dirceu Alvir Rudnick
- Acessos: 0
PR0290 - As Coordenadas do além
“O povo dos engenheiros solares foge à escravidão – e Gucky apresenta um ultimato”
Título Original: Koordinaten ins Jenseits
Autor: Clark Darlton
Tradutor: Richard Paul Neto
Artista da capa alemã: Johnny Bruck
Publicação na Alemanha: 24/03/1967
Publicação no Brasil: 1986
Época: 2405
Local da ação: Eyhoe e Hoel
Personagens principais: Perry Rhodan, Gucky, Schi, Mo, Rel, Don Redhorse, Rakal e Tronar Woolver, capitão Helmut Vita, Miharos
Resumo
Don Redhorse e os membros sobreviventes da tripulação da sua corveta estão presos em Hoel, o segundo planeta do sistema Eyhoe. Eles são interrogados repetida e brutalmente por Milharos, o comandante tefrodense do planeta. Sua única esperança é Gucky e os irmãos Rakal e Tronar Woolver, que estão escondidos em uma central de rádio abandonada dos engenheiros solares.
Os trajes protetores dos prisioneiros foram removidos, sem os quais uma fuga para Hoel é impossível, com sua temperatura de 340 graus Celsius, e sua prisão é protegida por para-armadilhas que impedem a entrada de Gucky. Gucky procura por uma espaçonave, que possa ser usada para finalmente escapar de Hoel, e encontra um iate espacial.
Os engenheiros solares realizam uma assembleia geral, a primeira em mil anos ou mais. Vinte milhões deles se encontram em um enorme salão, sendo secretamente observados por Gucky. Chron, “o velho” e que pelos seus cálculos devia ter mais de 50.000 anos de idade, é o orador. Ele anunciou que, depois de muitos milhares de anos, tinha chegado o momento de seguir o chamado das grandes madres: todos os engenheiros solares devem se atirar no interior do sol e, assim iniciar a próxima fase de sua existência. Gucky queria dizer-lhes que ele considera o plano um suicídio, porém é inútil. Mas, pelo menos, os engenheiros solares querem ajudá-lo a libertar os prisioneiros.
Gucky faz um ultimato a Milharos: em cinco horas, ou os prisioneiros são libertados, ou os engenheiros solares deixam de servir aos SdG. Milharos não leva Gucky muito a sério. Pelo contrário: ele diz aos engenheiros solares que os SdG ordenaram que substituíssem o transmissor solar destruído. Caso contrário, muitos engenheiros solares serão cortados de todas as fontes de energia pelos SdG, o que os levará à morte. Pela primeira vez, os engenheiros solares são ameaçados.
Enquanto isso, Milharos prepara uma armadilha para Gucky: todos os depósitos de alimentos são protegidos com para-armadilhas; apenas Don Redhorse e a nave auxiliar não se encontram cobertos. É de lá, que Gucky quer conseguir comida, mas a nave auxiliar é uma armadilha. Ironicamente, é Gerlachos o amigo de Gucky, que tem a missão de acionar a para-armadilha quando Gucky aparecer. Mas Gerlachos adverte Gucky e a para-armadilha se arma tarde para pegar Gucky.
Depois de alguns milhares de engenheiros solares se teleportarem para o sol, Milharos recebe pessoalmente a ordem de Fator I para deter a revolta dos engenheiros solares, por via diplomática, libertando os prisioneiros terranos. Só que os prisioneiros não são libertados em Hoel. Em vez disso, Milharos preparou seu iate espacial particular; que deveria ser atrativo como um veículo de fuga para os terranos. E é isso o que acontece: o iate espacial é roubado e usado na fuga. Mas assim que iniciam o voo linear, um sistema de autodestruição é acionado como planejado. Depois de cinco minutos, o iate explodirá. Depois de quatro minutos e meio, os irmãos Woolver encontram os controles e conseguem desligá-lo.
Agora os engenheiros solares sabem que Milharos nunca quis libertar os prisioneiros. Agora eles não têm mais razão para esperar, e vinte milhões de engenheiros solares se atiram nos três sóis do sistema Eyhoe. Os terranos sabem que isso vai abalar a estabilidade dos sóis. Gucky avisa os tefrodenses, mas eles não acreditam nele. Logo, os três sóis se transformam em supernovas. O sistema Eyhoe é destruído, e com ele, Milharos.
Só mais tarde é que Perry Rhodan ficou sabendo que Gucky e os irmãos Woolver estavam perseguindo uma esfera teleportadora, e que Don Redhorse os seguira. A CREST III, que escapara a destruição no centro de Andrômeda, voa de volta alguns milhares anos-luz para pegar a trilha. Logo, o iate espacial recebe uma ligação de rádio e um pouco mais tarde está em segurança na CREST. Catorze terranos mortos, 50.000 tefrodenses e o sistema Eyhoe provam isso, mas os senhores da galáxia nunca mais terão um novo transmissor solar.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: