O objetivo dos rebeldes é o arsenal, onde eles podem ser equipados com armas melhores. No entanto, o objetivo dos rebeldes ainda não está claro. Holler avisa a tripulação da nave e consegue sufocar a revolta pela raiz. Perry Rhodan, que fica sabendo disso, ordena que o Skoarto com três skoars devem ir a central de comando para explicar a sua revolta.
Icho Tolot e Fancan Teik querem participar da reunião e são imediatamente atacados pelo Skoarto quando ele os vê. Mas nada acontece com eles, porque os robôs de vigilância evitam isso. Estes foram agora atribuídos ao Skoarto basicamente para impedi-lo de atacar seus semelhantes. Os halutenses são a razão pela qual Skoarto se revolta. Dezoito pedras estão incorporadas no peito de Skoarto. As pedras do conhecimento indicam-lhe que eles estão a bordo. A pedido de Rhodan, para esclarecer o assunto, ele conta a história de sua galáxia.
Há 80.000 anos, os skoars eram um povo pacífico que queriam se espalhar. Houve uma luta entre povos novos e emergentes e assim os skoars foram forçados a desenvolver androides que eram mais fortes e, acima de tudo, mais inteligentes do que todos os outros povos. Mas o projeto foi interrompido quando outra guerra começou. Os androides foram criados em seu próprio planeta, capazes de se reproduzir e não foram mais localizados após a guerra.
Vários anos depois os androides atacaram. Apesar de terem uma pequena frota, eles eram mais fortes e, sobretudo, muito mais avançados do que qualquer outro povo. Todos os povos da galáxia tiveram que se unir, desenvolveram o sistema de castas e estabeleceram os construtores do centro para derrubar as bestas-feras.
Mas uma nave escapou à destruição e assim as gerações posteriores de androides atacaram milhares de anos mais tarde novamente. Os construtores do centro desenvolveram uma arma que destruía a propulsão das naves, então eles só tiveram que recolher os restos de detritos. Esta arma é a luz azul.
Mas o terceiro e último ataque foi o mais duro. As bestas-feras atacaram 10 mil anos atrás e eram capazes de contornar parcialmente as luzes azuis. 800 naves das bestas-feras atacaram naquela época, e depois de serem todos destruídos, 24.000 naves dos skoars foram perdidas.
Estas bestas-feras eram maiores e mais fortes do que as primeiras. Por que era incerto, mas os “construtores do centro” adaptaram as armas para as novas naves. Desde então, eles estão esperando pela próxima onda.
O Skoarto define uma condição: ele ajudará os terranos a alcançar a sua galáxia natal mais uma vez, quando os dois halutenses morrerem!
Perry Rhodan não está disposto a cumprir esta condição e desembarca o Skoarto e os skoars no planeta Truktan. A nave auxiliar, que os leva para o planeta, informa que Skoarto foi imediatamente para a fortaleza e agora cooperará com os dumfries, o novo povo dos soldados.
Mas Rhodan não esperava que eles fossem reagir tão rapidamente. Um campo de sucção forçando-os a pousar no planeta, e qualquer energia desaparecem repentinamente. Rhodan é forçado a lançar todos os seus robôs e atacar a fortaleza com alguns dos seus homens. Mas esta estava vazia, apenas ocasionalmente os meios de defesa disparavam contra os terranos, mas não muito.
Eles descobrem que há outras áreas sob a torre. Perry Rhodan leva dez robôs e cinco homens, incluindo Irven Holler e Hin Hinner, e invade o subterrâneo. Eles encontram vários corredores e até mesmo entram em uma armadilha. Uma alucinação se desdobra diante deles, matando dois dos cinco homens. Eles reconhecem um sistema: as 18 pedras de Skoarto são um mapa para o subsolo da fortaleza! Graças a seus registros eles conseguem encontrar a sala mais importante.
Lá eles são capturados pelo comandante e cercados pelos skoars e dumfries. Eles conseguem vencer o povo dos soldados, quando os halutenses intervieram.
Perry Rhodan pretende procurar ainda mais na fortaleza, mas, de repente, ocorre um terremoto tectônico. Eles fogem e partem com a CREST IV. A fortaleza desprendesse do chão, voa para o espaço e desaparece no hiperespaço. Perry Rhodan pretende provar a inocência dos halutenses, por não perseguir a fortaleza. Ele também não reage quando capta uma ligação de rádio, que alerta para as bestas-feras.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: