A cerca de 100 anos-luz de Andro-Beta a partir da borda, as espaçonaves retornam ao espaço normal. Para evitar que a pequena frota seja descoberta pelos povos auxiliares dos senhores da galáxia ou mesmo destruída, inicialmente o tenente-coronel Dosenthal avança apenas com o BAGALO para a galáxia anã. A nove anos-luz do setor alvo, o cruzador pesado localiza um moby morto. Dosenthal decide usar este fato para si e para os terranos e atualizar as informações sobre os mobys através de uma profunda investigação do espécime descoberto. O BAGALO é “engolido” pelo moby e acaba em um enorme salão cilíndrico, com cinquenta quilômetros de extensão por oito quilômetros de altura no centro.

Por questão de prudência o tenente-coronel Dosenthal, ordena que uma nave girino retorne à boca do moby. A nave auxiliar deverá monitorar a partir do espaço e captar os sinais em código da CREST II. Após a pequena nave alcançar a posição, o comandante Dosenthal, o tenente Yotur Dyke e o engenheiro-chefe Hess Palter deixam a BAGALO com um blindado voador. Os três homens se aproximam do local perto da entrada do cilindro de vários quilômetros de altura do moby, e pousam em um pequeno nicho. As primeiras investigações revelam que a grande estrutura não é de origem natural e, aparentemente, ele é feita de metal. De repente, Yotur Dyke desaparece de um segundo para o outro. Dosenthal e Palter se aproximam cuidadosamente do local do incidente, mas não conseguem descobrir a menor pista sobre o desaparecimento do tenente. Quando Dosenthal está exatamente no ponto em que Dyke desapareceu, o tenente-coronel também começa a se dissolver no ar.

Novamente Dosenthal se encontra abandonado em um local desconhecido, que é preenchido por um crepúsculo difuso. Ele nota duas vozes ao seu redor, que rapidamente se transformam em impulsos de pensamento e que dá a impressão de falar sobre ele. Parece haver algo entre as duas partes, que dá margem a desentendimentos. Uma delas acredita que poderia obter informações importantes do terrano, enquanto o outra o vê mais como comida para si. Depois do engenheiro-chefe Hess Palter e o tenente Yotur Dyke aparecem de repente do nada e fica claro para Dosenthal que há um poder trabalhando com telecinese ali.

O tenente Dyke, que é o único da equipe que domina a arte do expressionismo ferrônio, tenta chegar a um entendimento com os seres invisíveis. É o início de uma conversa, durante a qual os terranos obtêm informações surpreendentes. O moby, em que eles estão, tem uma consciência que surgiu a partir da fome e da sede de conhecimento e de outro indivíduo, o posto avançado. É tarefa do sedento de conhecimento controlar o moby e adquirir conhecimentos, que então coloca à disposição do faminto que seleciona os alimentos disponíveis. O posto avançado é uma espécie de observador, que comunica aos outros dois onde encontrar comida.

Dosenthal se vale de um ardil e fornece ao sedento de conhecimento a sua ajuda na busca de alimento para o faminto. O invisível aceita a proposta do tenente-coronel e transporta Dosenthal e Palter por telecinesia para a superfície do moby. Com a intenção de que, quando o faminto de conhecimento não puder mais detectá-los com suas habilidades telecinéticas, Dosenthal e Palter rapidamente se afastam do local de rematerialização.

Apenas cerca de dez quilômetros de distância, os homens param, e Dosenthal tenta alcançar a nave girino estacionado na boca do moby por rádio. Enquanto ele passa as suas instruções à tripulação da nave auxiliar e pede para o blindado voador retornar ao BAGALO, ele é ouvido pela terceira parte da consciência do moby, o posto avançado e, assim, inadvertidamente revela todo o plano de fuga. Mas o posto não fez nenhuma tentativa de impedir os planos dos humanos. Em vez disso, o posto avançado começa a contar como surgiu a consciência do moby, e que entre as personalidades individuais há pouca simpatia. O posto está mesmo disposto a ajudar Dosenthal e os seus homens a escaparem, para obter mais poder sobre os outros dois conteúdos da consciência. Após o posto ter se retirado, o blindado voador que Dosenthal solicitou anteriormente acabara de chegar. No blindado voador havia um robô, que toma o lugar de Hess Palter e retorna com Dosenthal para o interior do moby.

A armação é bem-sucedida, por que o curioso não consegue reconhecer o robô que substituiu Hess Palter. O faminto come o pedregulho trazido pelo robô e exige mais alimentos. Dosenthal consegue convencer o curioso de novo, para transportá-lo e o seu companheiro pela segunda vez até a superfície do moby para obter mais alimento para o faminto. Instantes antes da desmaterialização o robô e o tenente Dyke trocam de lugar e em vez do robô, o tenente é enviado para a superfície em companhia de Dosenthal. Mas a esperança de escaparem da esfera de influência do curioso sem serem molestados, é subitamente abalada. O posto avançado reconhece que o plano dos terranos vai de encontro aos seus próprios interesses, e informa o curioso sobre as intenções dos homens. Com suas habilidades telecinéticas, o curioso tenta impedir os terranos, e inicialmente parece ter sucesso.

Mas, aos poucos, os homens saem da esfera de influência do curioso e estão livres para lutar. Enquanto Dosenthal e Dyke fogem em direção do blindado voador, começa a luta dos três irmãos siderais pelo poder sobre o corpo do moby. O chão começa a tremer, e fortes explosões balançam a superfície do guardião. Apesar de a situação envolver risco de vida, os homens chegam ilesos ao blindado voador e um pouco mais tarde, ao BAGALO. Imediatamente após a decolagem do cruzador pesado, o moby explode.

O BAGALO continua suas buscas pela CREST II e finalmente a localiza no sistema solar em que está o moby Tolot. Dosenthal decide emitir sinais de hiper-rádio, e não leva muito tempo até que eles sejam encontrados pelos fugitivos do moby Tolot com a CREST II. Entretanto, a bordo do supercouraçado reina uma atmosfera tensa entre Atlan e Perry Rhodan. O Lorde-Almirante está mais disposto a destruir o moby Tolot, enquanto o Administrador-Geral está mais propenso a cancelar toda a operação cabeça-de-ponte de Andro-Beta, a destruir milhões de criaturas.

Antes que a disputa possa tomar proporções maiores, algo inesperado acontece. Perry Rhodan cai em um poço antigravitacional defeituoso e sofre uma fratura no crânio. Atlan se aproveita da situação e coloca em ação a sua intenção de destruir o moby Tolot. Ele permite que o BAGALO voe até o moby Tolot e o destrua com os canhões conversores. Assim o segredo dos terranos permanece provisoriamente garantindo.

Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!

Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..