Devido a algumas mortes inexplicáveis de tripulantes, o tenente Paol Haines tem a tarefa de investigá-las. No decorrer de seu trabalho, ele faz contato com as pegas que vivem no planeta e que lhe conta sobre seus deuses, os "kii-jioh-rrhaal." No entanto, ele não sabe mais nada.
Após a conclusão do trabalho, a CREST parte com as naves halutenses ancorados em sua última viagem, para alcançar a distância de aproximadamente cinco milhões de anos-luz da zona proibida de M-87 necessários para iniciar o voo dimetrans. Após 4.700.000 anos-luz, os conversores kalup da CREST estão consumidos, a distância restante de 300.000 anos-luz deve ser realizada com os propulsores lineares das naves halutenses.
Uma vez que a CREST só pode se mover à velocidade da luz, a nave é enviada em uma viagem de 27 milhões de anos em direção à Via Láctea. Devido à dilatação do tempo, no entanto, pouco mais de 24 horas passarão a bordo da nave fantasma. Pouco antes da partida da nave-capitânia, há outra batalha com peça de rocha que formam uma inteligência mineral, o Rrhaal. Estes podem ser repelidos, mas depois de examinar o corpo de um pega que tinha se infiltrado a bordo da CREST, descobriu-se uma conexão entre os pegas e Rrhaal: o peça de rocha implantou um pedaço de rocha no cérebro – e só então se tornou inteligente. No entanto, não resta tempo para resolver esse quebra-cabeça e abandonam a CREST IV.
Em 20 de setembro de 2436, depois que os desaparecidos chegaram à galáxia natal com a ajuda dos propulsores paratron, verifica-se que os construtores do centro armaram outra armadilha para eles. Logo após as naves halutenses entrarem no espaço normal, os conversores paratron começaram a trabalhar novamente como por magia. O plano dos construtores do centro é transportá-los de volta a M-87, o que resultaria na destruição quando as naves surgissem na zona proibida. No entanto, os desaparecidos conseguem deixar as naves no último momento usando trajes espaciais e salvar-se em um mundo selvagem desconhecido.
Gostou deste resumo? Participe do Projeto Traduções!
Clique aqui para criar uma Conta e, para saber como adquirir sua cópia oficial e ainda ter os benefícios de ser um integrante do Projeto Traduções, entre em contato: